Experimentos atuais da arte de narrar

Autores

  • Heidrun Krieger Olinto PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro - RJ

Resumo

As reflexões propostas pretendem oferecer uma visão parcial, mas exemplar, de experiências inovadoras recentes e de tendências internacionais da produção literária. O fenômeno do intercâmbio em escala mundial, afetando sensivelmente os produtos do capital cultural, amenizou fronteiras lingüísticas e geopolíticas da esfera literária com freqüentes cruzamentos, o que favoreceu a emergência de um cenário altamente desierarquizado, marcado por negociações complexas com tradições passadas e pela coexistência de ofertas midiáticas plurais que beneficiaram a esfera literária pelos constantes deslocamentos e assimilações anacrônicos intercontinentais. Segundo o diagnóstico relativo às formas narrativas, apesar da extrema variedade e da ênfase em formas híbridas, pode-se constatar a emergência de um NOVO REALISMO que se situa no

limiar de projetos miméticos e anti-miméticos, oferecendo novas articulações entre a esfera estética e política de narrativas contemporâneas. As discussões, surgidas

inicialmente nos Estados Unidos, contra e a favor da emergência de uma suposta nova dominante cultural – o pós-moderno –, com reflexos profundos nas tendências literárias e nas formas de sua teorização, favoreceram uma reavaliação do par dicotômico centro versus margem, priorizando a formação de múltiplos microcentros responsáveis pela coexistência de formas literárias de extrema variedade em um cenário cultural novo, marcado por expressivos processos de desierarquização.

 

Palavras-chave: Narrativas contemporâneas. Teoria da literatura. Novo realismo literário.

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