The Picaresque as a Decolonizing Discourse in James Stephens's <i>The Demi-Gods</i>

Autores

  • Laura P. Zuntini de Izarra USP - Universidade de São Paulo/São Paulo - SP

Resumo

O fantástico é uma literatura de subversão, e foram poucos os críticos que leram as obras de Stephens sob essa perspectiva. O objetivo deste artigo é analisar o

gênero picaresco comparando os modelos espanhol, inglês e irlandês para mostrar como James Stephens articula elementos da picaresca e do fantástico em <i>Os Semideuses</i> (1914) como tentativa de deanglicizar a Irlanda. Ele, desse modo, desconstrói a identidade irlandesa na virada do século e ilumina o processo de identificação sofrido por um país periférico. Stephens apresenta um novo paradigma literário no interior do conceito de modernidade, buscando novas formas de asserção no processo simbólico de construção de uma nação contra o discurso hegemônico de ascendência inglesa.

 

Palavras-chave: Fantástico; James Stephen; gênero picaresco; <i>The Demi-Gods</i>.

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O Fantástico