Rousseau e os perigos da leitura, ou por que Emílio não deve ler as fábulas
Resumo
Uma das mais controversas recomendações de Rousseau em seu tratado de educação é a de que seu aluno deve aprender a ler só em uma idade relativamente tardia, e mesmo então deve ser mantido cuidadosamente longe de livros, particularmente das Fábulas de La Fontaine, na época muito indicadas para a leitura infantil. Neste trabalho examino as razões apresentadas por Rousseau para essa estranha recomendação, e busco explicar seu alcance e consistência em conexão com alguns dos princípios mais fundamentais de seu pensamento.
Palavras-chave: Rousseau; Emílio; fábulas; La Fontaine; leitura.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.