Romance histórico: as ficções da história
Resumo
O debate contemporâneo sobre as fronteiras entre a literatura e a história recupera de várias maneiras disputas anteriores. Uma delas é a discussão sobre o valor e a verdade das narrativas históricas e literárias, cujas relações se alternam entre períodos de oposição e de complementaridade. Nesse sentido, a análise de três modalidades de romance histórico, localizadas cada uma de maneira muito peculiar nos limiares da literatura com a história, pode ajudar a compreender melhor as fronteiras entre os dois discursos e os procedimentos com que eles referendam as suas verdades e os seus valores.
Palavras-chave: Romance histórico; fronteiras discursivas; romance histórico tradicional; romance histórico revisionista; metaficção historiográfica.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.