Um período de sol: narrativa e unidade
Resumo
O estudo discute introdutoriamente aspectos do conceito de unidade em Aristóteles e sua influência sobre o conceito de unidade de tom, de Edgar Allan Poe, estabelecendo aproximações, mas também debatendo diferenças e nuances entre as concepções de unidade na matriz aristotélica e em Poe. Em Edgar Allan Poe notou-se aqui uma aproximação de um verossímil estético em contraposição a um verossímil referencial (para falar com R.Barthes), portanto bem mais próximo do verossímil antigo, clássico, do que do verossímil da ilusão referencial. Por fim, procurou-se apontar brevemente aspectos de história e teoria do conto, analisando - como principal objetivo do presente trabalho - o conto em Clarice Lispector e suas relações com as questões de unidade e unidade de tom.
Palavras-chave: Conto em Clarice Lispector; unidade; unidade de tom; Aristóteles; Edgar Allan Poe; verossimilhança; teoria do conto.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.