García Márquez no trânsito semiótico: diálogos entre literatura e cinema

Autores

  • Wellington R. Fioruci UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Letras – Pato Branco – PR – Brasil.

Palavras-chave:

García Márquez, Literatura, Cinema, Adaptação, Intersemiótica,

Resumo

O presente estudo visa à análise de dois textos do escritor colombiano Gabriel García Márquez adaptados para o cinema: os romances El coronel no tiene quien le escriba (1961) e El amor en los tiempos del cólera (1985). Com o objetivo de analisar como se realiza a adaptação da linguagem literária para o meio cinematográfico, o presente estudo utilizou como embasamento teórico as premissas concernentes à intersemiótica. Assim, pretende-se demonstrar que o diálogo entre diferentes linguagens, nesse caso o cinema como leitor da obra literária, permite a ressemantização de uma obra de partida ao ser transposta para uma obra adaptada. Por fim, tal análise comparada justifica-se pelo fato de possibilitar uma releitura da poética de García Márquez ao ser relido pelos cineastas Arturo Ripstein e Mike Newell.

Downloads

Edição

Seção

Literatura & Cinema