Crítica literária e cordialidade: Wilson Martins e Miguel Sanches Neto

Autores

  • Vicentônio Regis Do Nascimento Silva UEL – Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Letras – Londrina – Paraná – Brasil.
  • Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello UEL – Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Letras – Londrina – Paraná – Brasil.

Palavras-chave:

Cordialidade, Crítica literária, Wilson Martins,

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar algumas hipóteses de como Wilson Martins – pensador de atividades amplas, que iam desde a História às Ciências Políticas, da Filosofia aos sistemas religiosos, destacando-se especialmente na Crítica Literária – ensaiou, já no fim da vida, estratégias de manutenção de seu legado intelectual, depositando suas esperanças nas relações de cordialidade com o escritor e também crítico literário Miguel Sanches Neto. Wilson Martins definia-se imparcial, por se distanciar das “igrejinhas literárias”; entretanto, recorreu às relações cordiais com a finalidade de não ser lançado ao esquecimento.

Biografia do Autor

Vicentônio Regis Do Nascimento Silva, UEL – Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Letras – Londrina – Paraná – Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do grupo de pesquisa “Estudos de Dramaturgia Moderna”, vinculado à UEL, liderado pela Profª. Drª. Sônia Pascolati. 

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, UEL – Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Letras – Londrina – Paraná – Brasil.

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Sociossemiótica pela PUC-SP (COS) / CNRS-Paris. É professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Letras. Ministra aulas e orienta pesquisas em Semiótica Literária. É o editor e o diretor da EDUEL, editora da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

26/03/2018

Edição

Seção

Artigos