O duplo e o insólito na representação da personagem do conto “A mão perdida na caixa do correio”

Autores

  • Antonia Marly Moura da Silva UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Letras e Artes – Departamento de Letras Vernáculas. Mossoró – RN – Brasil.
  • Francisco Edson Gonçalves Leite UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Letras. Pau dos Ferros – RN – Brasil.

Palavras-chave:

Duplo, Cisão, Brandão,

Resumo

Questões relacionadas à identidade do eu sempre despertaram o interesse e a inquietação de estudiosos dos mais variados campos epistemológicos. Tomando como referência essa realidade, objetiva-se, neste trabalho, analisar as configurações assumidas pelo mito do duplo no conto “A mão perdida na caixa do correio”, de Ignácio de Loyola Brandão. O conto aborda a difícil tarefa de constituição de uma identidade em um mundo atual instável. O fenômeno da duplicidade se efetiva a partir de uma cisão operada no sujeito e reflete uma procura pelo resgate das potencialidades latentes do eu inibidas pela sociedade. Nesse sentido, coloca-se em discussão a crise identitária vivenciada pelo homem moderno, segundo a qual o ser duplicado é signo de um eu esfacelado e fragmentado. Embora mantenha em sua essência o símbolo da busca da identidade, o mito do duplo é atualizado nesse conto brasileiro contemporâneo, adequando-se às exigências do contexto histórico atual.

Downloads

Publicado

13/04/2017

Edição

Seção

Identidades: o eu e o outro na literatura