A “aprendizagem da agonia” como experiência do mundo contemporâneo em Os cus de judas
Palavras-chave:
Romance português contemporâneo, António Lobo Antunes, Memória, Identidade, Os cus de Judas,Resumo
A “aprendizagem da agonia” iniciada pelo narrador de Os cus de Judas na Guerra Colonial é também aprendida pelo ser humano em outras batalhas impostas pela sociedade contemporânea, em que as identidades fixas, calcadas no pertencimento a coletividades promotoras de segurança e conforto, estão sendo estilhaçadas. Assim, a reconfiguração da identidade nacional se desdobra na reconfiguração da identidade individual, na busca agônica por uma resposta à pergunta: “Quem sou eu?”. Nesse sentido, este trabalho se propõe a estudar como é configurada a identidade do narradorprotagonista no romance contemporâneo português Os cus de Judas, apoiandose, especialmente, nas teorizações de Paul Ricoeur acerca da escrita da memória e de Zygmunt Bauman a respeito das condições sociais desta era chamada por ele de “modernidade líquida”, além da apreciação da fortuna crítica do autor e da obra.Downloads
Publicado
13/04/2017
Edição
Seção
Identidades: o eu e o outro na literatura
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