Achamentos na Carta de Caminha e o olhar dos portugueses sobre a mulher brasileira

Autores

  • Maria Luísa de Castro Soares UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Vila Real – Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4664-8190
  • Luisa Maria Pereira Osório da Fonseca UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Artes Visuais. São Luís – Maranhão – Brasil.
  • Maria João de Castro Soares UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra – Portugal.

Palavras-chave:

“Carta” de Caminha, Mulher, Corpo feminine, Sexualidade, Relações de poder, Descobrimentos

Resumo

O foco deste estudo é uma abordagem do ponto de vista sociocultural e histórico-literário da “Carta de Achamento do Brasil”, escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I de Portugal. Além de se destacarem as primeiras impressões dos portugueses com o novo lugar e os seus habitantes, evidenciam-se igualmente as intenções da Coroa sobre o território e as relações de poder anunciadoras da intenção exploratória do Brasil, confirmada pela colonização posterior. Perspectivando a visão do “Outro” e analisando o discurso de Caminha em torno dos olhares construídos sobre o corpo feminino, visam-se abordar neste artigo aspectos como as impressões sobre a mulher, a nudez, a leitura do corpo e suas imbricações na sexualidade. Visa-se, enfim, refletir sobre o modo como a “Carta” pode oferecer elementos para a compreensão da imagem da mulher brasileira no imaginário masculino português.

Biografia do Autor

Maria Luísa de Castro Soares, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Vila Real – Portugal.

Maria Luísa de Castro Soares, doutorada em Literatura Portuguesa, é Professora Associada com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Portugal). Tem publicações de artigos em revistas especializadas, livros, capítulos de livro, trabalhos em atas de eventos e produção pedagógica. Atua na área de Humanidades com ênfase na Literatura (orientação de teses de doutoramento, dissertações de mestrado, participação em eventos no estrangeiro e em Portugal). É colaboradora estrangeira Grupo de Estudos em Literaturas de Língua Portuguesa - GELLP, da Universidade Estadual do Piauí (Brasil). É membro do Conselho de Direção da Nova Águia. Revista de Cultura para o Século XXI e é Sócia Honorária do MIL-Movimento Internacional Lusófono.

Luisa Maria Pereira Osório da Fonseca, UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Artes Visuais. São Luís – Maranhão – Brasil.

Doutora em Ciências da Cultura UTAD/Vila Real/Portugal - Orientada por Maria Luísa de Castro Soares Professora Ensino Superior UFMA/São Luís/Brasil

Maria João de Castro Soares, UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Coimbra – Portugal.

Mestre pela Universidade de Coimbra e Investigadora no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos- Universidade de Coimbra (CECH-UC).

Downloads

Publicado

02/08/2023

Edição

Seção

Tema Livre