Leituras alternativas em um universo alternativo: os heróis (ou vilões?) de Watchmen

Autores

  • Jaqueline Rodrigues de Morais UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Letras. Juiz de Fora, MG – Brasil.
  • João Mateus Cunha UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Comunicação Social. Juiz de Fora, MG – Brasil.
  • Wagner Lacerda UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Letras. Juiz de Fora, MG – Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Ferais.

Palavras-chave:

Quadrinhos, Watchmen, Herói, Moral,

Resumo

Esse trabalho pretende analisar as características que poderiam definir três personagens da graphic novel Watchmen – publicada, pela primeira vez, em uma série de doze episódios, entre 1986 e 1987 –, como heróis: Dr. Manhattan, Ozymandias e Rorschach (MOORE; GIBBONS, 1999). A escolha se justifica por serem estes, em nossa opinião, os personagens que mais influenciam o desenrolar da trama e por representarem, por meio de suas personalidades complexas, concepções filosóficas e morais radicalmente opostas. Por meio de um estudo da pluralidade de suas intenções e ações, verificar-se-á se é realmente possível enquadrar esses personagens em um único arquétipo tradicional de herói. Como aparato teórico deste trabalho, usaremos dentre outras bibliografias pertinentes ao estudo da figura heróica, a ideia de arquétipo intemporal de Carl Gustav Jung (2012) e as assertivas sobre moral e ética de Nietzsche (2012).

Biografia do Autor

João Mateus Cunha, UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Comunicação Social. Juiz de Fora, MG – Brasil.

Estudante do 5º período de Comunicação Social.

Downloads

Publicado

30/01/2015

Edição

Seção

Artigos