Le Livre de la Cité des Dames

uma narrativa poética utópica

Auteurs

  • Guacira Marcondes Machado UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil.
  • Karla Cristiane Pintar UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil.

Mots-clés :

Christine de Pisan, Feminino, Utopia, Idade Média

Résumé

O Livre de la Cité des Dames foi publicado em 1405 pela autora ítalo-francesa Christine de Pisan que nasceu em Veneza em 1364, e acompanhou sua família em 1368 quando esta foi para a França, na corte do rei Carlos V. Ela foi educada pelo pai e pelo avô materno no sentido de aplicar-se continuamente aos estudos e à aquisição de conhecimentos. Sua vida vai confundir-se, até certo ponto, com sua obra na medida em que as imposições, injustiças e ataques misóginos que certamente deve ter sofrido na sociedade patriarcal em que vivia estão refletidos na sua extensa produção literária. Ela bateu-se incessantemente em defesa de uma sociedade diferente para as mulheres, de um mundo utópico tal qual se projeta em Le Livre de la CIté des Dames, principalmente.

Biographie de l'auteur

Karla Cristiane Pintar, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil.

Doutoranda em Estudos Literários. 

Téléchargements

Publiée

09/09/2021

Numéro

Rubrique

Artigos