O gênio à frente dos heróis

Victor Hugo entre a autoria e a narração

Autores

  • Adressa Medeiros Avi UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Trindade. Florianópolis – SC – Brasil
  • Artur de Vargas Giorgi UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Trindade. Florianópolis – SC – Brasil

Palavras-chave:

Victor Hugo, Miséria, Pena de morte, O último dia de um condenado, Os Miseráveis, Narração e autoria

Resumo

Prolífico em sua produção escrita, mas também notável em sua práxis social, Victor Hugo movimentou um projeto estético diretamente atravessado pela relação com a política e o debate público. Neste artigo, por meio da análise comparativa dos romances O último dia de um condenado (1829) e Os Miseráveis (1862), enfocamos as aproximações e os distanciamentos entre os protagonistas e os enredos, evidenciando não apenas a crítica à miséria e à pena de morte que permeia ambas as obras, mas também as distintas estratégias narrativas empregadas por Hugo para reforçar seus argumentos, como pessoa pública, a respeito dessas questões. Assim, destacamos como Hugo manipula as vozes narrativas dos seus romances para sustentar, por um lado, os dramas singulares dos protagonistas no contexto social moderno, e, por outro, as suas próprias ambições e convicções sobre a estética e a política, frequentemente obscurecendo, com essa operação, as fronteiras entre ficção e realidade, narrativa e autoria.

Biografia do Autor

Artur de Vargas Giorgi, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Trindade. Florianópolis – SC – Brasil

Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (PQ-2). É Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNAERP - SP); Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura (UFSC); Mestre em Teoria Literária (UFSC/CNPq) e Doutor em Literatura (UFSC/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, e na área de Artes, com ênfase em Arte Moderna e Arte Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes campos: teoria literária, literatura brasileira, teoria da modernidade, artes visuais, vanguardas, neovanguardas e crítica cultural. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com bolsa CAPES (PNPD/2015-2016). Foi professor da linha de pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), onde também lecionou nos cursos de graduação em Psicologia e em Cinema e Audiovisual (2016-2018).

Downloads

Publicado

13/11/2024

Edição

Seção

Artigos