Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Espaço de Diálogo e de Desconexão - REDD - é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Temático Trabalho e Trabalhadores, em funcionamento na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP há mais de 10 anos. Sua área de atuação é Sociologia do Trabalho e Sociologia Rural, trabalhando para a formação de estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, assim como, atuando no meio acadêmico e científico com publicações, na organização de eventos e em pesquisas dentre outras atividades do gênero.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista são inicialmente avaliados quanto à adequação às normas de formatação e, em seguida, enviados para dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou ad hoc. Quando os dois pareceres são positivos, o autor é informado de que seu artigo será publicado; caso haja sugestões de mudanças no artigo, elas também são enviadas ao autor. Quando um parecer é positivo e outro negativo, o texto é enviado para um terceiro parecerista para a decisão final de publicação ou não do artigo submetido. Durante todo o processo é garantido o anonimato dos autores de artigos submetidos para que as avaliações não sofram nenhum tipo de influência externa.

Periodicidade

A partir do ano de 2015 a Revista Espaço de Dialógo e Desconexão, passou adotar a periodicidade continua, essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN Eletrônico

1984-1736

Taxas para submissão e publicação de textos

A REDD não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Histórico do periódico

A REDD é um periódico eletrônico com atuação nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Rural, trabalhando para a formação de estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, assim como, atuando no meio acadêmico e científico com publicações, na organização de eventos e em pesquisas dentre outras atividades do gênero.

Editada desde 2008 pelo Grupo de Pesquisa Temático Trabalho e Trabalhadores, em funcionamento na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP, com periodicidade semestral. A partir de 2015 a REDD em virtude das dinâmicas internas de reestruturação, passou a adotar periodicidade de fluxo contínuo, essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento.

Em 2018 assumimos a responsabilidade, diante do Departamento de Sociologia da Unesp/FCLAr, de continuar o relevante trabalho e, sobretudo, ampliarmos as ações para consolidarmos uma rede de pesquisadores que terá sempre como referência o legado deixado pela Profa. Leila de Menezes Stein.

Rodrigo Alberto Toledo

Editor