Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista Espaço de Diálogo e Desconexão - REDD - é um periódico interdisciplinar em ciências humanas e sociais, em processo de migração para o Laboratório de Estudos do Setor Público da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (LESP/FCA/UNICAMP). Seu campo de atuação original enfocava as áreas de sociologia do trabalho e de sociologia rural, mas, ao longo de seus mais de 10 anos de existência, sua abrangência ampliou-se, e, atualmente, a REDD recebe produções originais, em fluxo contínuo, nas diversas áreas das ciências humanas e sociais, sob a perspectiva interdisciplinar - entendida como atitude e forma reflexiva de conceber e produzir conhecimento -, tratando de temáticas como ambiente e sociedade, sustentabilidade, práticas e políticas culturais, gestão de políticas públicas, estudos territoriais, saúde, tecnologia, proteção social, cidadania, inovações no setor público, entre outras.
A Revista REDD é Qualis B2, segundo última avaliação da CAPES, nas seguintes áreas: BIODIVERSIDADE, CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CIÊNCIAS AGRÁRIAS I, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, DIREITO, ECONOMIA, EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINAR, PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA, SOCIOLOGIA.
Processo de avaliação pelos pares
Os artigos e ensaios submetidos à revista são inicialmente avaliados quanto à adequação às normas de formatação e, em seguida, enviados, para avaliação duplo-cego (double-blind review) a dois pareceristas. Quando ambos os pareceres são positivos, o autor é informado de que seu artigo será publicado; caso haja sugestões de mudanças no artigo, elas também são enviadas ao autor. Quando um parecer é positivo e outro negativo, o texto é enviado para um terceiro parecerista para a decisão final de publicação ou não do artigo submetido. Durante todo o processo, é garantido o anonimato dos autores de artigos submetidos para que as avaliações não sofram nenhum tipo de influência externa.
Resenhas, estudos e comunicações de pesquisas serão avaliadas pelo corpo editorial da revista.
Periodicidade
A Revista Espaço de Diálogo e Desconexão realiza publicações semestrais, e, desde 2015, adota o formato de submissão em fluxo contínuo, modalidade que proporciona inúmeras vantagens aos usuários de informação científica e agiliza o processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.
Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, fiel ao princípio de que a disponibilização gratuita e ampla do conhecimento científico ao público contribui para a democratização mundial do conhecimento.
ISSN eletrônico
1984-1736
Taxas para submissão e publicação de textos
Não há cobrança de taxas para a publicação, tampouco para submissão, avaliação, revisão e demais processos inerentes ao funcionamento da revista.
Histórico do periódico
A Revista Espaço de Diálogo e Desconexão - REDD - é um periódico interdisciplinar em ciências humanas e sociais, em processo de migração para o Laboratório de Estudos do Setor Público da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (LESP/FCA/UNICAMP).
Criada em 2008, como iniciativa do Grupo de Pesquisa Temático “Trabalho e Trabalhadores”, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Araraquara (FCLAr/UNESP), o qual atuou na formação de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, e na realização de pesquisas, eventos acadêmicos e publicações científicas, sob a coordenação da Profa. Dra. Leila de Menezes Stein, a REDD teve seu escopo originalmente voltado às áreas de sociologia do trabalho e de sociologia rural. Ao longo de seus mais de 10 anos de existência, sua abrangência ampliou-se para as áreas das ciências humanas e sociais sob a perspectiva interdisciplinar - entendida como atitude e forma reflexiva de conceber e produzir conhecimento -, tratando de temáticas como ambiente e sociedade, sustentabilidade, práticas e políticas culturais, gestão de políticas públicas, estudos territoriais, saúde, tecnologia, proteção social, cidadania, inovações no setor público, entre outras.
Com a extinção do grupo de pesquisa que lhe deu origem, e a possibilidade de descontinuação do periódico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FCLAr/UNESP, foram realizadas tratativas para a migração da REDD para outra universidade pública de excelência internacional, a UNICAMP, para que pudesse continuar a contribuir com a divulgação da pesquisa científica, debates, seminários e congressos de estudantes da pós-graduação, além de ampliar as ações visando consolidar uma rede de pesquisadores, sempre tendo por referência o legado deixado pela Profa. Dra. Leila de Menezes Stein.
Em sua trajetória, a REDD publicou pesquisas, resenhas e entrevistas que abordam problemas concretos do mundo contemporâneo, em uma atitude e uma forma reflexiva de conceber e produzir o conhecimento com perspectiva de análise interdisciplinar.
Rodrigo Alberto Toledo
Editor Adjunto