Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O artigo se enquadra na linha editorial da revista?

  • O título traduz de maneira adequada o conteúdo do artigo?


  • O tema e objetivo do artigo estão claramente formulados? E as palavras-chave são informativas?

  • As análises e conclusões estão bem fundamentadas ao longo do texto?

  • O parecer descritivo pode ser encaminhado ao(s) (à) autor(es) (a)?
  • Comentários finais:

Diretrizes para Autores

Submissões

Revista Espaço de Diálogo e Desconexão – REDD – publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros.

Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. À revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão de sua Comissão Editorial, desde que com a anuência do autor. 

Ao enviar seu trabalho para a REDD, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais em caso de eventual publicação.

Normas editoriais

a) Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online da REDD. Não serão aceitas submissões por e-mail.

b) Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e serem considerados alinhados com o foco e o escopo do periódico, seguem para um processo de revisão duplo-cego, em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

c) O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser expresso em quatro formas:

(1) Aprovação sem revisões;
(2) Aprovação condicionada à pequenas revisões;
(3) Aprovação condicionada à grandes revisões;
(4)  Rejeição.

d) Aos editores e pareceristas se reserva o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

e) O simples encaminhamento dos trabalhos à REDD implica na aceitação, por parte do autor, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos.

Apresentação dos trabalhos

Encaminhamento: os autores devem realizar o cadastro (login/senha) no site da revista, na seção “Submissões online”, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, informando o registro ORCID no campo específico. Após a realização desses passos, deve ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão por meio do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual deverá realizar cinco passos básicos:

1) Início: iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral), e selecionar a seção “Artigos”;
2) Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome e sobrenome do(s) autor(es), e-mail(s), número registro orcid, título e resumo; (é imprescindível que todos os metadados sejam inseridos).
3) Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;
4) Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.
5) Confirmação: concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, e reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial, Consultivo e os Editores da revista, disponibilizadas na seção “Sobre a Revista”, “Processo de avaliação por pares”.

Formatação: os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows, ou programa compatível, fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e das notas), espaço simples entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com afastamento de 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página ou nas propriedades e metadados do arquivo digital, ou conter quaisquer informações que possibilitem a identificação dos autores, como descrição de citações e referências. A identificação dos autores (formação, titulação máxima, filiação institucional e endereço de e-mail) será realizada no momento da submissão online.

Extensão: os artigos, configurados no formato acima, devem conter entre 5000 e 8000 palavras.

Resumo: os resumos devem conter até 200 palavras, e serem apresentados no idioma do artigo, e em português, inglês e espanhol. Após o resumo, deverão ser indicadas entre 3 e 5 palavras-chave, iniciadas por letra minúscula e separadas por ponto e vírgula (;). 

Organização: a organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência: TÍTULO no idioma do artigo, em português, inglês e espanhol, centralizados, em caixa alta, separados entre si por duas linhas; RESUMO (máximo de 200 palavras), separado do último título por duas linhas; PALAVRAS-CHAVE (de 3 a 5 palavras), na linha imediatamente abaixo do resumo; seguidas, na segunda linha, por ABSTRACT e KEYWORDS, RESUMEN e PALABRAS CLAVE (versões em inglês e em espanhol do resumo e das palavras-chave). Caso o artigo esteja redigido em outro idioma aceito pela revista, a saber, francês e italiano, o resumo nesse idioma deve ser apresentado previamente aos demais. Os resumos e palavras-chave devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 11. TEXTO (com alinhamento justificado); AGRADECIMENTOS (com alinhamento justificado); REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto, com alinhamento à esquerda e respeitando as normas apresentadas abaixo).

O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página ou nas propriedades e metadados do arquivo digital, ou conter quaisquer informações que possibilitem a identificação dos autores, como descrição de citações e referências. A identificação dos autores (formação, titulação máxima, filiação institucional e endereço de e-mail) será realizada no momento da submissão online. Nas citações, dentro ou destacadas do texto, e referências de obras dos próprios autores, deve-se adotar o formato (Autor1, ano) - e as devidas alterações para cada forma de citação -, ocultando-se nomes e sobrenomes, título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.

Recurso tipográfico: o recurso tipográfico negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto. Por sua vez, capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Notas de rodapé: as notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas ao pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

Citações dentro do texto: nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (Silva, 2000, p. 12). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s), que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (Silva, 2000, p. 100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (Silva, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (Silva; Souza; Santos, 2000); quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No entanto, permite-se que se indique apenas o primeiro seguido da expressão “et al.” (Silva et al., 2000).

Citações destacadas do texto: as citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).

Obs.: nas citações, dentro ou destacadas do texto, e referências de obras dos próprios autores, deve-se adotar o formato (Autor1, ano) - e as devidas alterações para cada forma de citação -, ocultando-se nomes e sobrenomes, título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.

Referências: as referências (apenas trabalhos citados no artigo), dispostas ao final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplo: livros e outras monografias (Sobrenome, Nome. Título do livro. número da edição ed., Cidade: Editora, ano. número de páginas p.), capítulos de livros (Sobrenome, Nome. Título do capítulo. In: Sobrenome, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. x-y), dissertações e teses (Sobrenome, Nome. Título da tese ou dissertação. Orientador: Nome Sobrenome. Ano de defesa. Número de folhas f. tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa), artigos em periódicos (Sobrenome, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. x-y, ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (Sobrenome, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais [...] Cidade: Instituição, ano. p. x-y). As referências devem atender às normas da ABNT (NBR 6023, de novembro de 2018).

Obs.: nas citações, dentro ou destacadas do texto, e referências de obras dos próprios autores, deve-se adotar o formato (Autor1, ano) - e as devidas alterações para cada forma de citação -, ocultando-se nomes e sobrenomes, título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.

As referências devem ser apresentadas com a seguinte formatação:

  • alinhamento de texto à esquerda;
  • espaçamento simples entre linhas;
  • fonte tamanho 12 (Times New Roman);
  • ordenadas alfabeticamente e não numeradas;
  • espaço de uma linha em branco entre cada referência; 
  • inseridas logo após o capítulo de conclusão;
  • o título da seção não possui indicativo numérico.

Tabelas, gráficos e figuras: devem estar incluídos no texto, na ordem de disposição do artigo, e serem enviados, também, como arquivos individuais, em seus respectivos formatos originais (.jpeg, .xlsx etc.). O título das tabelas, gráficos e figuras, incluindo mapas, devem estar dispostos acima do objeto, centralizado, e numerados sequencialmente de acordo com a natureza do objeto. A fonte das informações devem estar dispostas na linha imediatamente abaixo do objeto, com alinhamento justificado. O título e a fonte devem estar redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 11.

Análise e julgamento: a Equipe Editorial avaliará os trabalhos submetidos quanto ao atendimento ao foco, escopo e normas da REDD, e, em caso de aprovação, os encaminhará para dois pareceristas para análise duplo-cego. Após a análise, uma cópia dos pareceres será enviada aos autores. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, o(s) autor(es) poderá(ão) introduzir eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres, quando houver.

Dossiê

[INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR]

 

 

[TÍTULO DO DOSSIÊ]

 

 

Proposta de Dossiê Temático

Revista Espaço de Diálogo e Desconexão  - REDD

 

 

 

[PROPONENTES]

[ao menos um dos proponentes deve ter, no mínimo, título de doutor]

 

  

  

[CIDADE]

[ANO]

                                                              

  1. Introdução e justificativa

- Apresentar a relevância do tema proposto;

- Apresentar a aderência ao escopo e foco da revista;

  1. Entrevista

- Proposta de realização de uma entrevista com pesquisador de destaque na área proposta do dossiê;

  1. Homenagem a algum pesquisador [opcional]

- Homenagem a pesquisador do campo de pesquisa proposto no dossiê.

- Justificativa e relevância acadêmico-teórica.

  1. Resenha de livro

- Apresentação de sinopse.

  1. Itens para o Dossiê Temático

a) Até 10 artigos que caracterizam o debate teórico e pesquisa empírica;

b) Artigos livres: número a ser definido pelo proponente, sendo que no mínimo três – opcional;

c) Entrevista com pesquisador de destaque no campo conceitual-teórico da proposta do dossiê;

d) Resenha de livro;

e) Homenagem: opcional.

  1. Envio, avaliação e aprovação dos artigos e resenha

a) Envio de artigos e resenha do livro: a ser definida pelos proponentes;

b) Avaliação e aprovação dos artigos e resenha: a ser definida pelos proponentes;

Obs.: os artigos e resenha devem seguir as regras de submissão da Revista Espaço de Diálogo e Desconexão:

- Serão realizadas duas avaliações por artigo, sendo que poderão ser designados pesquisadores convidados pelos proponentes, desde que registrados na plataforma da revista e que não haja conflito de interesses.

  1. Currículo resumido dos proponentes

 

REFERÊNCIAS

Pesquisas - PPG - ICHSA

Comunicações de pesquida de mestrado em desenvolvimento ou concluídas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

LESP-Comunicação de pesquisas

Comunicação de pesquisas em desenvolvimento ou concluídas, bem como projetos e chamamentos para editais do Laboratório de Estudos do Setor Público - LESP/FCA/UNICAMP.

Ensaio

No ensaio acadêmico o autor apresenta reflexões e críticas acerca de um tema. Seu principal objetivo é discutir determinado assunto, por meio da exposição de ideias e pontos de vista do autor, com base em procedimentos de sistematização de fontes bibliográficas, documentais, dentre outras.

Resenha

Resenha de livros considerados relevantes para publicação de dossiês ou números do fluxo contínuo da revista.

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