Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Submissões

A REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão publicam artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros.

Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. A revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão de sua Comissão Editorial, desde que com a anuência do autor. 

Ao enviar seu trabalho para os REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão , o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo.

Normas Editoriais

a) Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online da revista REDD. Não serão aceitas submissões por e-mail.

b) Os artigos recebidos são primeiramente analisados pelos editores e, se respeitarem as normas para publicação e sendo considerados alinhados com as áreas temáticas de interesse, seguem um processo de revisão duplo-cego em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

c) O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:

(1) Aprovação sem revisões;
(2) Aprovação condicionada à pequenas revisões;
(3) Aprovação condicionada à grandes revisões;
(4)  Rejeição.

d) Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

e) O simples encaminhamento dos trabalhos à revista REDD implica na aceitação, por parte do autor, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos.

Apresentação dos trabalhos

Encaminhamento: Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. Não se esquecer de informar o registro ORCID no campo específico, Após haver realizado esses passos, deve ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:
1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;
2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, título e resumo;
3- Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;
4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.
5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, re-edição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial, Consultivo e os Editores da revista, disponibilizadas na seção “Sobre a Revista”, “Processo de Avaliação por Pares”.

Formatação: Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows, ou programa compatível, fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e das notas), espaço simples entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

O artigo não deve apresentar identificação dos autores em nenhuma página. A identificação dos autores (formação, titulação máxima, filiação institucional e o endereço completo incluindo e-mail) será realizada no momento da submissão online.

Extensão: Os artigos, configurados no formato acima, devem ter de 5000 a 8000 palavras.

Resumo: Os resumos devem conter até 200 palavras, em português, inglês e espalhol. Na última linha, deverão ser indicados entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por vírgula. 

Organização: A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte seqüência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta); TÍTULO EM INGLÊS (centralizado, em caixa alta, duas linhas abaixo do título); TIÍTULO EM ESPANHOL (centralizado, em caixa alta, duas linhas abaixo do título); AUTOR(es) (DEVERÁ(Ã0) SER SUPRIMIDOS PARA NÃO INFLUENCIAR A AVALIAÇÃO ÀS CEGAS); RESUMO (com máximo de 200 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (de 3 a 5 palavras, uma linha abaixo do resumo), escritos no idioma do artigo (O resumo e as palavras-chave devem ser digitados em Times New Roman, corpo 11.); ABSTRACT e KEYWORDS (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave, sendo que o abstract deve vir duas linhas abaixo das palavras-chave e keywords uma linha abaixo do abstract), exceto para os textos escritos em inglês (O abstract e os keywords devem ser digitados em Times New Roman, corpo 11.); RESUMEN e PALABRAS CLAVE (versão para o espanhol do Resumo e das Palavras-chaves, sendo que o resumen deve vir duas linhas abaixo das Keywords e as palabras clave uma linha abaixo do resumen); TEXTO; AGRADECIMENTOS; REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).

Recurso tipográfico: O recurso tipográfico Negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto. Por sua vez, capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Notas de Rodapé: As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

Citações dentro do texto: Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 2000, p. 12). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No entanto, permite-se que se indique apenas o primeiro seguido da expressão “et al.” (SILVA et al., 2000).

Citações destacadas do texto: As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).

Referências: As Referências (apenas trabalhos citados no artigo), dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplo: livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. número da edição ed., Cidade: Editora, ano. número de páginas p.), capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p.X-Y), dissertações e teses [AUTOR, A. . Título da tese ou dissertação. Orientador: Nome Sobrenome. Ano de defesa. Número de folhas f. tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa], artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p.X-Y, Ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais [...] Cidade: Instituição, ano. p.X-Y). As referências devem atender às normas da ABNT (NBR 6023, de novembro de 2018).

As referências devem ser apresentadas com a seguinte formatação:

• alinhamento de texto à esquerda

• espacejamento simples entre linhas

•fonte tamanho 12 (Times New Roman ou Arial)

• ordenadas alfabeticamente e não numeradas

•espaço de uma linha em branco entre cada referência • inseridas logo após o capítulo de conclusão

• o título da seção não possui indicativo numérico

Análise e julgamento A Comissão Editorial encaminhará os trabalhos para, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo. Depois da análise, uma cópia dos pareceres será enviada aos autores. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres, quando houver.

Propostas de dossiês

[INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR]

 

 

 

 

[TÍTULO DO DOSSIÊ]

 

 

 

Proposta de Dossiê Temático

Revista Espaço de Diálogo e Desconexão  - REDD

 

 

 

 

 

 

[PROPONENTES]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[CIDADE]

[ANO]

                                                              

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

- APRESENTAR A RELEVÂNCIA DO TEMA PROPOSTO

- APRESENTAR A ADERÊNCIA AO ESCOPO E FOCO DA REVISTA

2. Entrevista

- PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM PESQUISADOR DE DESTAQUE NA ÁREA PROPOSTA DO DOSSIÊ

3. Homenagem a algum pesquisador [opcional]

- Homenagem a pesquisador do campo de pesquisa proposto no dossiê.

- Justificativa e relevância acadêmico-teóricca.

4. Resenha de livro

- apresentação de sinopse

5. Itens para o Dossiê Temático

 

a) 10 artigos que caracterizam o debate teórico e pesquisa empírica;

b) Artigos livres: número a ser definido pelo proponente, sendo que no mínimo três – opcional;

c) Entrevista com pesquisador de destaque no campo conceitual-teórico da proposta do dossiê.

d) Resenha de livro

e) Homenagem: opcional.

 

6. Envio, avaliação e aprovação dos artigos e resenha

 

a) Envio de artigos e resenha do livro: a ser definida pelos proponentes

 

b) Avaliação e aprovação dos artigos e resenha: a ser definida pelos proponentes

 

Obs: Os artigos e resenha devem seguir as regras de submissão da Revista Espaço de Diálogo e Desconexão – REDD:

- Dois avaliadores por artigo, sendo que poderão receber as

 

Obs: A avaliação dos artigos será feita pelos avaliadores da revista e encaminhados pelo Editor Chefe. Os proponentes poderão convidar pesquisadores para compor o quadro de avaliadores, desde que não haja conflito de interesses.

 

7. Currículo resumido dos proponentes

 

REFERÊNCIAS

Dossiê

[INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR]

 

 

 

 

[TÍTULO DO DOSSIÊ]

 

 

 

Proposta de Dossiê Temático

Revista Espaço de Diálogo e Desconexão  - REDD

 

 

 

 

 

 

[PROPONENTES]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[CIDADE]

[ANO]

                                                              

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

- APRESENTAR A RELEVÂNCIA DO TEMA PROPOSTO

- APRESENTAR A ADERÊNCIA AO ESCOPO E FOCO DA REVISTA

2. Entrevista

- PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM PESQUISADOR DE DESTAQUE NA ÁREA PROPOSTA DO DOSSIÊ

3. Homenagem a algum pesquisador [opcional]

- Homenagem a pesquisador do campo de pesquisa proposto no dossiê.

- Justificativa e relevância acadêmico-teóricca.

4. Resenha de livro

- apresentação de sinopse

5. Itens para o Dossiê Temático

 

a) 10 artigos que caracterizam o debate teórico e pesquisa empírica;

b) Artigos livres: número a ser definido pelo proponente, sendo que no mínimo três – opcional;

c) Entrevista com pesquisador de destaque no campo conceitual-teórico da proposta do dossiê.

d) Resenha de livro

e) Homenagem: opcional.

 

6. Envio, avaliação e aprovação dos artigos e resenha

 

a) Envio de artigos e resenha do livro: a ser definida pelos proponentes

 

b) Avaliação e aprovação dos artigos e resenha: a ser definida pelos proponentes

 

Obs: Os artigos e resenha devem seguir as regras de submissão da Revista Espaço de Diálogo e Desconexão – REDD:

- Dois avaliadores por artigo, sendo que poderão receber as

 

Obs: A avaliação dos artigos será feita pelos avaliadores da revista e encaminhados pelo Editor Chefe. Os proponentes poderão convidar pesquisadores para compor o quadro de avaliadores, desde que não haja conflito de interesses.

 

7. Currículo resumido dos proponentes

 

REFERÊNCIAS

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.