Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i2.11344

Palavras-chave:

Pós-Estruturalismo, Teoria Queer, Teoria do Discurso, Estudos Culturais.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas reflexões sobre o pós-estruturalismo, enquanto uma abordagem de investigação filosófica, que tem como objetivo superar as concepções teóricas do estruturalismo, se contrapondo e desconstruindo alguns conceitos basilares para esta perspectiva. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros e artigos científicos relacionados a temática e sustentada nos principais estudiosos do movimento pós-estruturalista. O trabalho apresenta algumas discussões relativas ao pós-estruturalismo enquanto uma resposta filosófica contrária as pretensões científicas do estruturalismo, motivada pelas contribuições de pensadores como Fridrich Nietzsche, Martin Heidegger, Michel Foucault e outros. O estudo aponta, ainda, considerações sobre as teorias de estudo vinculadas a perspectiva pós-estruturalista, que são a teoria do discurso, estudos culturais e a teoria queer. Observa-se que o pós-estruturalismo rejeita as definições que determinam verdades absolutas sobre o mundo e que esta perspectiva considera a realidade como uma construção social e subjetiva, em constante transformação. Por fim, enfatiza-se a influência do pós-estruturalismo para as mais diversas áreas do conhecimento como da psicanálise, da antropologia, das artes, da sociologia, da história, dentre outras. Bem como, pelas contribuições filosóficas direcionadas a temas como, feminismo, gênero, sexualidade, diversidade, o corpo, raça, etnias.

Biografia do Autor

Jéssica Pereira Casali, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja/RS

Cabeçalho da página 

(CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Downloads

Publicado

01/06/2018