O planejamento urbano como um possível instrumento da gestão democrática das cidades

Autores

  • Rodrigo Alberto Toledo UNESP-FCLAR-PPG em Ciências Sociais- Pesquisador e Professor no PPGCS. Doutor em Ciências Sociais - UNESP-FCLAr e Universidad de Salamanca - Centro de Estudios Brasileñnos y Instituto de Iberoamerica, Espanha. https://orcid.org/0000-0001-6232-4703

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i1.11767

Palavras-chave:

Democracia, Participação, Urbanismo, Políticas Públicas, Plano Diretor

Resumo

O intuito desse artigo é reconduzir o debate para o tema da gestão democrática das cidades, importante conceito que permeou a formulação de Planos Diretores a partir da década de 1990, para produzirmos interpretações que diferenciem planejamento de gestão. Objetiva-se demonstrar que planejamento e gestão não são termos intercambiáveis, pois possuem referenciais temporais distintos e se referem a diferentes tipos de atividades. As análises elaboradas no presente artigo estão fundamentadas em pesquisa bibliográfica, leitura, análise e interpretação de livros e periódicos, a partir da qual foi possível estabelecer um painel crítico sobre o Plano Diretor como um instrumento de reforma urbana e da democratização do processo decisório na formulação de políticas públicas urbanas. Entretanto, o procedimento de análise do processo de elaboração do Plano Diretor de Araraquara identificou que o maior desafio para a tarefa de planejar é o de se aliar gestão e metodologias democráticas participativas.

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto Toledo, UNESP-FCLAR-PPG em Ciências Sociais- Pesquisador e Professor no PPGCS. Doutor em Ciências Sociais - UNESP-FCLAr e Universidad de Salamanca - Centro de Estudios Brasileñnos y Instituto de Iberoamerica, Espanha.

Doutor em Ciências Sociais com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños e Mestre em Sociologia, respectivamente, nos anos 2013 e 2006, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre o processo de planejamento urbano da cidade de Araraquara e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001) pela UNESP-FCLAr-PPG; bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado (2002) em Ciências Sociais. Foi presidente da ONG Araraquara Viva e coordenou inúmeros projetos socioambientais que foram aprovados pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet. Possui diversos artigos publicados em periódicos e apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais. É autor do livro Políticas Públicas e Gestão Cidadã (edição bilingue, Políticas Públicas y Gestión Ciudadana), da série Desafios Urbanos (Volume I, Processo histórico de construção do ideário urbano brasileiro, Volume II, Os desafios urbanos do século XXI: planejamento, democracia e participação e Volume III, Ensaio sobre a história do planejamento urbano na cidade de Araraquara: política local e planejamento urbano). Coordenou e colaborou na organização dos livros Lentes da Cidade e Agenda 21 Local.

Downloads

Publicado

15/01/2018

Edição

Seção

Artigos