Contribuições de Chantal Mouffe à democracia radical

Autores

  • Janaina Aparecida Alves de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i2.11903

Palavras-chave:

Democracia Radical, Pluralidade, Agonismo

Resumo

Neste artigo buscaremos explanar os conceitos desenvolvidos pela teoria da democracia radical. Nosso esforço será no sentido de estabelecer um diálogo entre as reflexões de pensadores da Ciência Política e da Sociologia com as possibilidades pragmáticas de se pensar democracia no contexto sócio-político contemporâneo.

A partir das concepções de Chantal Mouffe pretendemos elucidar questões que nos são fundamentais para o entendimento do debate atual acerca das proposições democráticas, bem como, das tensões e tendências políticas em um mundo dito globalizado.

Biografia do Autor

Janaina Aparecida Alves de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara).Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara UNESP. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2013-2017) no projeto "Revistas Acadêmicas de Gênero e Feministas", coordenado pela Profª Drª Lucila Scavone. Atuou como membro da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil - OAB, subseção de Araraquara / SP (2015-2016). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero de Araraquara (NEGAr) e do<span> AKOMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades &amp; Memórias associado ao CLADIN-LEAD-NUPE da UNESP-FCLAR. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero, Mulheres Negras, Diversidade e Cultura Marginal.

Downloads

Publicado

01/06/2018