São Paulo e suas contradições: processos de expansão da cidade e segregação urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i2.11921

Palavras-chave:

Urbanismo, Cidade, Segregação Urbana.

Resumo

O estudo em tela faz uma análise do processo de segregação urbana na cidade de São Paulo a partir do processo de construção histórica, devido a importância da capital paulista para a sociedade brasileira. Partindo de uma pesquisa bibliográfica sobre urbanização, processos históricos de mudança arquitetônica da cidade, espoliação e segregação urbana e de uma pesquisa de campo baseada em uma observação não-participante na capital paulista que produziu reflexões sobre a cidade, pôde-se perceber que o processo de mudança arquitetônica e o zoneamento da cidade acabam por promover e reproduzir a desigualdade social em seu espaço.

Biografia do Autor

Richard Douglas Coelho Leão, Doutorando em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara.

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Trabalha na área da Sociologia, da Ciência Política e da Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Contemporânea, Sociologia da Educação, Sociologia da Cultura, Sociologia do Trabalho, Políticas Públicas e Cidadania, Pensamento Político Brasileiro, Metodologia do Trabalho Científico e Teoria Política, além de experiência no magistério em Sociologia no Ensino Médio.

Matheus Henrique de Souza Santos, Doutorando em Política Científica e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Pesquisador financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

01/06/2018