Ciclovida: projeto de diagnóstico da ciclovia do percurso entre o instituto de química (IQ-Unesp) e a Faculdade de ciências e letras de Araraquara (Unesp-Fclar)
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i2.11929Resumo
O século XX foi o século de ocupação do espaço público pelos automóveis, provocado pelas mudanças nos centros urbanos. Como resultado dessa ocupação fala-se na degradação do espaço público e crescente expansão da malha viária como, por exemplo, a construção de avenidas, túneis e viadutos a partir da década de 60. Neste cenário, a ciclovia vem apresentando melhores saídas para as cidades congestionadas, para o meio ambiente, para a saúde pública e para a inclusão social. Investir na implantação de um sistema ciclo viário é uma tendência e prioridade para os governos atuais. Essa tendência hoje está sendo convertida em políticas públicas de mobilidade cuja finalidade é incentivar o uso de bicicleta como meio alternativo de transporte. O que impacta diretamente na saúde do usuário, na diminuição de poluentes no ambiente, no uso do transporte público e privado e finalmente amplia a acessibilidade. Neste sentido, o trabalho visa atender as demandas de levantamento de dados para elaboração de planejamento do sistema cicloviário do Município de Araraquara/SP, no sentido de melhorar o trânsito da cidade, facultar segurança aos usuários e cidadãos e propiciar infraestrutura adequada para fomentar o uso de bicicleta.
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