Ciclovida: projeto de diagnóstico da ciclovia do percurso entre o instituto de química (IQ-Unesp) e a Faculdade de ciências e letras de Araraquara (Unesp-Fclar)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i2.11929

Resumo

O século XX foi o século de ocupação do espaço público pelos automóveis, provocado pelas mudanças nos centros urbanos. Como resultado dessa ocupação fala-se na degradação do espaço público e crescente expansão da malha viária como, por exemplo, a construção de avenidas, túneis e viadutos a partir da década de 60. Neste cenário, a ciclovia vem apresentando melhores saídas para as cidades congestionadas, para o meio ambiente, para a saúde pública e para a inclusão social. Investir na implantação de um sistema ciclo viário é uma tendência e prioridade para os governos atuais. Essa tendência hoje está sendo convertida em políticas públicas de mobilidade cuja finalidade é incentivar o uso de bicicleta como meio alternativo de transporte. O que impacta diretamente na saúde do usuário, na diminuição de poluentes no ambiente, no uso do transporte público e privado e finalmente amplia a acessibilidade. Neste sentido, o trabalho visa atender as demandas de levantamento de dados para elaboração de planejamento do sistema cicloviário do Município de Araraquara/SP, no sentido de melhorar o trânsito da cidade, facultar segurança aos usuários e cidadãos e propiciar infraestrutura adequada para fomentar o uso de bicicleta.

Biografia do Autor

Emmanuel Pinto Monteiro, UNESP-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Pós-Graduando em Ciência Politica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Técnico em administração Geral (2010) pela Escola Nacional Da Administração. Atualmente Secretario do Grupo de Estudo e Pesquisa União Africana (GEPUA) vinculado ao Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), ao Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE) e ao Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade (LEAD) da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP (2012 - 2018). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

01/06/2018