Estudo de viabilidade, sustentabilidade e eficácia da assistência estudantil em universidades públicas através de modelagem organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2019.v11i2.12697

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Sustentabilidade, Eficácia, Modelagem organizacional, Administração pública, EKD (Enterprise Knowledge Development).

Resumo

A assistência estudantil em universidades públicas tem, por finalidade básica, viabilizar oportunidades igualitárias entre estudantes, evitando, preventivamente, a reprovação e a evasão, visando otimizar o desempenho acadêmico. As políticas públicas de inclusão social, através do acesso ao ensino superior, também se estendem aos meios de garantir assistência em aspectos orgânicos, cognitivos, afetivos e motivacionais do grupo social no qual o aluno está inserido. As universidades públicas, em sua maioria, oferecem amparos assistencialistas aos alunos de comprovada carência socioeconômica, mas que geralmente não abrangem serviços de apoio, orientação e cuidados psicossociais e de saúde à totalidade dos estudantes, que mesmo em menor risco de vulnerabilidade financeira, também podem demandar suporte ao seu desenvolvimento intelectual e social. O presente artigo propõe analisar modelos de assistência social implantados e operacionalizados em universidades públicas paulistas e propor, através da modelagem organizacional baseada na metodologia EKD (Enterprise Knowledge Development), modelos de objetivos, regras, processos e atores que visam mapear requisitos técnicos e componentes operacionais estratégicos que garantam a aplicação eficaz dos recursos financeiros, viabilizando políticas sustentáveis referenciadas pelos princípios constitucionais de legalidade, eficiência e interesse público. 


Biografia do Autor

Renato Aparecido Terezan de Moura, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara

Mestre em Televisão Digital pelo Programa de Mídia e Tecnologia da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da UNESP de Bauru (FAAC). Especialista em Projeto, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Política e Administração Pública pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e pesquisador no Grupo de Estudos em Sociologia e Pensamento Social no Brasil (CNPQ). 

Downloads

Publicado

01/01/2019