Gestão democrática na educação brasileira e a capacitação através do planejamento participativo
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2019.v11i2.13183Palavras-chave:
Cultura Democrática, Planejamento Participativo Escolar, Participação Política e TransdisciplinaridadeResumo
Através deste artigo busco uma reflexão sobre a cultura democrática no cotidiano escolar, trabalhando o tecido de significações em função das quais os homens interpretam suas experiências e guiam suas ações, nos termos de Haesbaert 2012. Como também, na construção de identidades e territórios que podemos trilhar buscando a melhoria das relações socio moral do ambiente escolar e consequente aprendizagem. Dado os seguidos índices de má qualidade da Educação brasileira e das relações que permeiam o ambiente escolar além do descrédito por parte da sociedade em reverter este quadro, procuro demonstrar como o planejamento participativo pode capacitar a comunidade escolar e contribuir para minimizar este panorama, discutindo a democracia deliberativa por Marques 2012 e alguns conceitos do planejamento participativo proposto por Vasconcelos 2002 e Gandin 2001. Desta forma, trago para o debate, a importância de se conhecer, contemplar, questionar as experiências transdisciplinares e promotoras de autonomia, pautadas na gestão democrática, que vêm sendo desenvolvidas na educação como parte do esforço da sociedade em encontrar seus caminhos de transformação, dado que a prática democrática é muito pouco vivenciada no cotidiano escolar brasileiro, tanto em escolas públicas quanto privadas, conforme estudo do GEPEM 2016.Downloads
Publicado
01/01/2019
Edição
Seção
Dossiê
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