Recriações identitárias em novas confluências estéticas, culturais e políticas na música amapaense
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2020.v12i2.13992Palavras-chave:
Música amapaense, Identidade cultural, Rap.Resumo
Na contemporaneidade, principalmente para os artistas dos circuitos independentes, a internet se tornou uma ferramenta fecunda para a divulgação de suas músicas, bem como para demarcar seu espaço e propor estratégias para se inserir na cena musical, em Macapá-Ap. O cenário musical e cultural amapaense é atravessado por múltiplos códigos culturais, sociais e políticos, que representam as particularidades de se produzir e fazer música no contexto amazônico. Tendo como enfoque central o rap, o elemento musical da cultura Hip Hop, este artigo tem como objetivo geral analisar se o consumo e a expansão do rap amapaense pressupõe uma modificação de sua identidade musical. Proponho-me, neste sentido, contribuir para o campo da Sociologia Econômica sob um viés culturalista. Para tal, a pesquisa bibliográfica, a documental e a qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento para coleta de dados, foram adotados como procedimentos metodológicos. Como resultado, depreendeu-se que a remodelagem cultural da identidade do rap feito em Macapá opera continuamente em sua constituição identitária e o consumo atua como elemento secundário.
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