A perspectiva política do consumo alimentar: experiência do grupo de consumo responsável do coletivo de produtoras Elizabeth Teixeira, Limeira-SP

EXPERIENCE OF THE RESPONSIBLE CONSUMPTION GROUP OF ELIZABETH TEIXEIRA PRODUCERS, LIMEIRA-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2021.v13i1.15919

Palavras-chave:

consumo político; movimentos sociais; grupos de consumo responsável

Resumo

Diante de um cenário de crescimento do agronegócio e da produção alimentícia em larga escala, que impõe barreiras ao desenvolvimento do pequeno produtor rural, movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se colocam como frentes de resistência, praticando novas formas de produção e relações de consumo. O pré-assentamento de reforma agrária Elizabeth Teixeira, localizado em Limeira-SP e vinculado ao MST, se destaca por aderir a modos de produção agroecológicos e por criar espaços de comercialização e consumo autogeridos por um grupo de agricultoras assentadas. Dentre estas iniciativas está a distribuição de cestas agroecológicas ao Grupo de Consumo Responsável (GCR) de Campinas-SP. Para o presente artigo algumas questões de pesquisa foram estabelecidas, entre elas: qual o perfil e as motivações dos consumidores que participam do grupo de consumo? Os consumidores apoiam as bandeiras e a atuação política do movimento social do qual compram seus alimentos? Na percepção dos consumidores, a relação de consumo estabelecida é caracterizada como “política”? Os resultados obtidos mostram que há uma relação direta entre consumo e apoio político. Como analisado, os consumidores organizados utilizam o seu poder de compra como uma forma de afirmar e materializar valores inerentes ao projeto político do MST.

Biografia do Autor

Juliana Pires de Arruda Leite, Unicamp

É professora doutora II da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Foi coordenadora do curso de Administração Pública desta faculdade no período 2019-2023 e Vice-presidente do Conselho Multidisciplinar de Graduação da FCA no período 2021-2023. Também foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos anos de 2005 a 2007. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e pós-doutorado na área de Políticas Públicas (2012 e 2013). Foi gestora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas nos anos de 2014 e 2015. Realiza pesquisas no âmbito do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp na área de Gestão de Políticas Públicas, com ênfase em redes colaborativas, ciências comportamentais e avaliação de políticas sociais.

 

Leonardo Denardi Messina, Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Graduado em Administração Pública pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Possui experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas tendo atuado nos seguintes temas: Consumo Político, Grupos de Consumo Responsável e Movimentos Sociais. 

Downloads

Publicado

18/01/2022

Edição

Seção

Artigos