Tecnologia Social, agricultura e geração de renda:

efeitos das redes na reaplicabilidade de experiências brasileiras inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2021.v13i1.15950

Palavras-chave:

tecnologia social, redes, hiperconectores, renda, agricultura

Resumo

Tecnologias Sociais (TSs) representam mecanismos eficazes de superar alguns limites da Tecnologia Convencional e de gerar inclusão socioprodutiva. Entender como a articulação de atores em rede em torno de uma TS influencia o potencial de esta se difundir a outros locais que não os de suas origens é, logo, fundamental para fomentar a difusão do desenvolvimento local participativo. Neste trabalho, 45 experiências brasileiras de TS implementadas no período de 2000–2017 foram mapeadas e, por meio do cruzamento de dados obtidos nas análises empíricas (âmbito macro) e no questionário de coleta junto aos responsáveis por duas TSs específicas (âmbito micro), os resultados contrariaram o senso comum ao indicarem que o fato de existir um hiperconector coerente com a comunidade e interessado em promover a reaplicação da TS é mais importante do que o número de atores envolvidos (densidade da rede), do que o custo de implementação e do que a presença de Universidades e/ou de Prefeituras na rede interna à TS. A mediana indicou que o número 10 parece ser uma referência segura para manter a densidade de rede, a alta conectividade (hiperconexão) e o potencial de contágio sem colocar em xeque os laços fracos ou encapsular a rede.

Biografia do Autor

Caio Silveira Schweller, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp)

Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrando no Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG) da mesma instituição. Durante a Graduação, foi pesquisador de Iniciação Científica do LESP (Laboratório de Estudos do Setor Público) e integrante de um grupo de pesquisa (formado por quatro docentes e por oito discentes da Universidade) que abordou a temática de Tecnologia Social para geração de renda e de trabalho em perspectiva com países da América Latina.

Paulo Van Noije, UNICAMP-FCA

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Limeira), na área de Administração e Administração Pública. É pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON, IE/UNICAMP) e do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP - FCA/UNICAMP).

Downloads

Publicado

18/01/2022

Edição

Seção

Artigos