Autonomia para os(as) pescadores(as): Coleta de cotações de pescados como instrumento de apoio na comercialização da pesca artesanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2023.v15i2.18120

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: pesca artesanal; comercialização; extração de dados; visualização de dados; recuperação de informação

Resumo

A pesca artesanal destina-se ao consumo familiar e ao mercado local ou nacional. No Brasil e no mundo, a pesca artesanal sofre de uma carência generalizada de informações e de carência de políticas públicas que auxiliem essas comunidades. Para contribuir nessa etapa de comercialização e proporcionar transparência e algum grau de autonomia aos(às) pescadores(as), coletamos os dados pertinentes com o propósito de disponibilizar um instrumento de consulta simples de cotações de pescados acessíveis de qualquer aparelho digital com um navegador web. O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada no escopo do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, que é uma medida de mitigação ambiental exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo IBAMA. O artigo visa apresentar um aplicativo web com o intuito de visualizar informações sobre as cotações dos pescados a partir de filtros especificados pelos usuários, tais como sazonalidade, tipos de peixe, faixas de preços e fontes das cotações. Para este último filtro, o aplicativo usa uma ferramenta automática de extração de dados da web para coletar dados dos boletins de cotações de pescado publicados em diversas fontes, uma delas, o site do CEASA/Rio de Janeiro. 

Biografia do Autor

Annabell Tamariz, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Ciência da Computação - Universidad de la Habana (1992), Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Chefe do Laboratório de Ciências Matemáticas - LCMAT/CCT/UENF. Coordenou o curso de bacharelado em Ciência da Computação da UENF, no período de 2008 - 2014. Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF no período de Agosto - Dezembro de 2015. Coordena projetos de extensão e Iniciação Científica na UENF desde 2008. Pesquisadora do PEA Pescarte (IBAMA/PETROBRÁS/UENF). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: representação de conhecimento, agentes inteligentes, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e desenvolvimento de sistemas com metodologia ágil, Lidera o Grupo de Pesquisa "Inteligência Computacional Aplicada".

Sahudy Montenegro González

Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Bancos de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados, recuperação de imagens, sistemas de informação, sistemas de suporte a decisão, data warehouse e informática na educação. 

Zoey de Souza Pessanha

Atualmente atua como Pessoa desenvolvedora Backend Elixir na Solfácil; Iniciacao cientifica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro para o PEA Pescarte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação

Downloads

Publicado

05/01/2024

Edição

Seção

Artigos