Cidades que “devoram” gentes: mudanças climáticas, vulnerabilidade e o planejamento urbano brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2023.v15i2.18878

Resumo

O número de desastres ambientais aumentou cerca 85% nos últimos 20 anos, onde foram contabilizadas 7348 ocorrências que afetaram mais de 4 bilhões de pessoas e causaram mais de 1,2 milhão mortes. A histórica distribuição de riscos demonstra que estes estão relacionados aos extratos de classe, assim como as riquezas, mas se acumulam de modo inverso, as riquezas em cima e os riscos embaixo. Os espaços urbanos constituem um campo de disputas para 84,36% da população do país, pelos benefícios da propriedade da terra, pelo uso e acessos às estruturas, de acesso à renda e geração de riqueza, e, frente aos riscos ambientais, pela segurança de suas próprias vidas. Desta forma, este trabalho irá discorrer a formação dos espaços urbanos brasileiros e calcar as reflexões sobre a produção das vulnerabilidades que expõem a maior parte da população aos riscos dos desastres ambientais com apoio aos conceitos de campo, habitus e capitais sobre a constituição do Estado de Pierre Bourdieu e às abordagens sobre a produção dos espaços de autores como Henri Lefèbvre, Raquel Rolnik, Miltom Santos, Ermínia Maricato, entre outros.

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto Toledo, Unicamp-FCA

É professor Colaborador na Unicamp-FCA. Tem pós-doutorado em Ciências Sociais, pela UNESP-PPGCS. Desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na Unicamp-FCA no ICHSA.Tem pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais, com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños. Mestre em Sociologia (2006), pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades, bem como Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP-FCLAr. Possui diversos artigos publicados em periódicos e apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

Helena Yumiko Ueno, Unicamp-FCA

Mestranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – ICHSA.

Oswaldo Gonçalves Junior, Unicamp-FCA

Professor Associado I, Livre-Docente, na área de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas - Unicamp. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Membro-fundador do Observatório de Políticas Públicas (Laboratório de Estudos do Setor Público - LESP). Presidente do Comitê Ad-hoc de Certificação das Unidades e Órgãos da Unicamp (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU). Pós-doutor pela Columbia University (The Institute of Latin American Studies - ILAS). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

05/01/2024

Edição

Seção

Artigos