Tessituras da escuta ontológica
uma polifonia de abordagens metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19239Palavras-chave:
música, experiência, composição, apreciador, lugarResumo
Polifonia é um termo que indica diferentes e vários sons simultâneos. Quando o interpretamos temos uma concepção relacionada a Música, mas quando consideramos o seu sentido trivial emerge a multiplicidade e a interação entre diferentes elementos. Para este manuscrito a polifonia é empregada para apontar a variedade de métodos e abordagens na discussão acerca da ontologia da escuta. Em outros termos, o objetivo principal é compreender a ontologia da escuta através da multiplicidade metodológica, destacando as aproximações e afastamentos entre as experiências do compositor e apreciador. Para isto consideramos a música como uma narrativa por conter as operações mediadoras entre a experiência e o discurso e o se movimento pode ser interpretado envolvendo tanto o compositor quanto o apreciador, por meio da tríplice mimese – configuração, prefiguração e refiguração. A partir disto podemos expor a dinâmica entre subjetividade e objetividade da experiência e significação musical em que o lugar possui centralidade porque é nele que a música é vivenciada e desempenha um papel fundamental na forma como é percebida pelo apreciador.
Palavras-chave: música; experiência; compositor; apreciador; lugar.
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