Tessituras da escuta ontológica

uma polifonia de abordagens metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19239

Palavras-chave:

música, experiência, composição, apreciador, lugar

Resumo

Polifonia é um termo que indica diferentes e vários sons simultâneos. Quando o interpretamos temos uma concepção relacionada a Música, mas quando consideramos o seu sentido trivial emerge a multiplicidade e a interação entre diferentes elementos. Para este manuscrito a polifonia é empregada para apontar a variedade de métodos e abordagens na discussão acerca da ontologia da escuta. Em outros termos, o objetivo principal é compreender a ontologia da escuta através da multiplicidade metodológica, destacando as aproximações e afastamentos entre as experiências do compositor e apreciador. Para isto consideramos a música como uma narrativa por conter as operações mediadoras entre a experiência e o discurso e o se movimento pode ser interpretado envolvendo tanto o compositor quanto o apreciador, por meio da tríplice mimese – configuração, prefiguração e refiguração. A partir disto podemos expor a dinâmica entre subjetividade e objetividade da experiência e significação musical em que o lugar possui centralidade porque é nele que a música é vivenciada e desempenha um papel fundamental na forma como é percebida pelo apreciador.

Palavras-chave: música; experiência; compositor; apreciador; lugar.

Biografia do Autor

Taís Alcantara, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2016 - 2020), mestrado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas FCA/ Unicamp (2021- 2024). É integrante do grupo de pesquisa NOMEAR Fenomenologia e Geografia da Universidade Estadual de Campinas e do grupo de estudo Geograficidades da arte. Atua como professora de Geografia na Educação Básica. Tem experiência na área de Geografia Humana, com interesse em Geografia Humanista/Cultural, Geografia e Arte e Ensino de Geografia. Além disso, tem trabalhado com perspectivas interdisciplinares a partir de abordagens fenomenológicas.

Antonio Henrique Bernardes, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis. Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural, Tecnologias da Comunicação e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

10/01/2025