Educação especial no Brasil e a Lei Brasileira de Inclusão: aproximações e afastamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19292

Palavras-chave:

Lei Brasileira de Inclusão, LBI, Deficiência, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

Este trabalho é fruto de dissertação de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e objetiva compreender como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (Lei Nº 13.146/15) estaria se aproximando e/ou se afastando das experiências de educação especial no Brasil, no nível da educação básica. Para tanto, optou-se pela realização de uma Revisão Sistemática da Bibliografia com estudos de caso que proporcionassem descodificar a experiência realizada no país, no período de 2008 a 2018, através da Scielo. Através dessas pesquisas foi possível identificar que a análise da educação especial no Brasil demanda uma ótica multidisciplinar do problema e que a LBI, apesar de apresentar aproximações e uma modernização na maneira em que o Estado brasileiro aborda a temática da deficiência, ainda apresenta alguns afastamentos das demandas apresentadas por esses estudos de caso, compreendendo que o processo de aplicação da legislação envolve múltiplos atores, tendo os agentes envolvidos nesse processo forte influência no resultado que se obterá das práticas de inclusão, ponto que extrapola as políticas inclusivas.

Biografia do Autor

Jaqueline Assunção Curitiba, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bacharel em Gestão de Políticas Públicas e Administração pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Profissional para Assuntos Administrativos na Unicamp, com vivência em gestão universitária nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, tendo atuado como administradora do Centro de Memória da Unicamp - CMU, sendo responsável pelas áreas de vendas, receitas, comercial, recursos humanos, produtos e informação, além da análise de dados através da gestão de dashboards e banco de dados de acervo histórico. Atualmente, auxilia na gestão e coordenação de Programa de Pós-Graduação, com forte experiência em gestão de recursos públicos, inovação de processos, gestão da informação e administração de ensino superior.

Oswaldo Gonçalves Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Professor Associado I, Livre-Docente, na área de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas - Unicamp. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Membro-fundador do Observatório de Políticas Públicas (Laboratório de Estudos do Setor Público - LESP). Presidente do Comitê Ad-hoc de Certificação das Unidades e Órgãos da Unicamp (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU). Pós-doutor pela Columbia University (The Institute of Latin American Studies - ILAS). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

10/01/2025