Categorias históricas da infância nos marcos legais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19298

Palavras-chave:

infância, sociologia da infância, políticas públicas da infância, conceitos da infância

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise crítica da evolução do conceito de infância no Brasil desde o período colonial até a promulgação da Constituição Federal de 1988. A análise identificou as concepções da infância que foram utilizadas na definição e implementação de diversos marcos legais no decorrer da história. Neste estudo realizou-se uma pesquisa documental em paralelo às contribuições da Sociologia da Infância. Pode-se observar que cada período histórico apresenta peculiaridades no entendimento do lugar e significado do que é ser criança, dotando de recortes sociais e epistêmicos e de desvios ideológicos característicos que afetaram diretamente o conceito social e científico da infância em cada período. Dessa maneira, foi nítido o surgimento de tensões entre o conceito e marcos legais instituídos com as diferentes condições dos grupos sociais de crianças. Observa-se, no entanto, uma superação gradual das visões patriarcais, racistas e segregadoras das crianças até formalizar marcos que promovem uma visão integral e em consonância com as necessidades universais e específicas desse setor da população.

Biografia do Autor

Pietro Gibertini, Unicamp/DPCT

Doutorando pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG) da Unicamp. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/FCA/UNICAMP) e Bacharel em Administração Pública pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP). Atualmente, é membro do Laboratório de Economia e Gestão (LEG/FCA) e bolsista TT-3 FAPESP junto ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP). Trabalha com pesquisas nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento social.

Carlos Raul Etulain, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Professor-doutor da Faculdade de Ciencias Aplicadas/UNICAMP. Doutor em Ciencias Sociais (UNICAMP/2001), doutorado sanduíche na Université de Paris 8, França. Mestre em Economia (IE/Unicamp/1991). Atuou como Consultor Senior do programa do PNUD/Banco Mundial para a Argentina e como professor em universidades na Argentina e no Brasil. Tem experiencia na área de Economia e Ciencias Sociais, com enfase em teoria e história econômica e pensamento social latino-americano, trabalha principalmente nos seguintes temas: análise econômica, história social, ideologia e pensamento social.

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Publicado

10/01/2025