Dossiê ICHSA 10 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19890

Biografia do Autor

Sandra Francisca Bezerra Gemma, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Livre Docente em Ergonomia, Saúde e Trabalho pela FCA Unicamp (2021), especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (2001), com Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ergonomia, principalmente em Ergonomia da Atividade/AET (Análise Ergonômica do Trabalho); Saúde e Trabalho; Laboratório de Mudança e Teoria da Complexidade. É Professora Associada I (MS 5.1) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, onde trabalha desde 2009 na área de engenharia, ministrando as disciplinas de Ergonomia, Saúde, Trabalho, tendo atuado também na temática da gestão sustentável. Exerce desde 2018 a Coordenação de Graduação da FCA, que envolve as atividades dos 6 cursos de graduação: Nutrição; Ciências do Esporte; Engenharia de Produção; Engenharia de Manufatura; Administração e Administração Pública. Na pós-graduação é professora plena e vice-coordenadora do ICHSA - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA-Unicamp realizando orientação de pesquisas na temática da Ergonomia inseridas na linha de pesquisa Sustentabilidade e Proteção Social, assim como é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, bem como uma das coordenadoras da Rede de Agroecologia da Unicamp, junto ao programa Terra.

Oswaldo Gonçalves Junior, Unicamp/FCA

Professor Associado I, Livre-Docente, na área de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas - Unicamp. Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Membro-fundador do Observatório de Políticas Públicas (Laboratório de Estudos do Setor Público - LESP). Presidente do Comitê Ad-hoc de Certificação das Unidades e Órgãos da Unicamp (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU). Pós-doutor pela Columbia University (The Institute of Latin American Studies - ILAS). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP).

Rodrigo Alberto Toledo, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

É Professor Permanente Voluntário e pesquisador na UNICAMP/FCA, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ICHSA e Professor vinculado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Tem pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais, com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños. Mestre em Sociologia, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, teorias sociológicas, desigualdades sociais, vulnerabilidade, espoliação urbana, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001), bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP-FCLAr. Organizou o seminário Planificación urbana de las ciudades brasileñas: desafíos y perspectivas, ministrado na Universidad de Salamanca, Espanha, e no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, no ano de 2017. É autor dos livros: Do projeto ao plano: a corrente urbanística paulista (2017); Trajetórias do planejamento urbano (2014); Salamanca por Diversas Lentes - Um passeio fotográfico pelas memórias em Salamanca, Espanha (2014), dentre outros. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP-FCLAr) da disciplina Planejamento urbano das cidades brasileiras: desafios e perspectivas. Professor substituto no Departamento de Administração Pública de 2013 à 2017, nas disciplinas Política e Fundamentos do Planejamento do Território e Gestão Local de Políticas Públicas.

Ingrid Barbosa Betty, Faculdade de Ciências Aplicadas/FCA

Doutoranda em Política Científica e Tecnológica (IG/UNICAMP). É psicóloga, formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru), mestre em em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/UNICAMP) e pós-graduada em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Especialidades Médicas, ligado ao Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em Gestão de Organizações e Pessoas pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Psicologia da Aviação pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA/FAB), É bolsista CAPES de doutorado e foi bolsista de treinamento técnico III da FAPESP no projeto temático Inovação e transformação da atividade de prevenção de riscos profissionais. É membro do NIPED - Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres. Atualmente seus campos de interesse são: Desastres, Trabalho, Saúde Mental, Contemporaneidade e Saúde Coletiva.

Flavia Traldi de Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS, Mestrado no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na linha de pesquisa Sustentabilidade e Proteção Social. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) na linha de pesquisa Educação e Trabalho. Pesquisadora associada no Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (ERGOLAB) na FCA/UNICAMP e no Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) na FE/UNICAMP. Foi coordenadora de Graduação e Docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Rio Claro/SP. Atualmente é professora colaboradora na Universidade Estadual de Campinas no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/UNICAMP), Docente no curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Organizacional e do Trabalho da mesma universidade. Tem interesse e exerce atividades nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Orientação Profissional e de Carreira.

Downloads

Publicado

10/01/2025