Os desafios enfrentados pelos estudantes, filhos de agricultor familiar, no ingresso e permanência do IFRO/Campus Ariquemes
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2013.v7i1.6342Palavras-chave:
Educação profissional. Família agrícola. Políticas educacionais de acesso e permanência.Resumo
O presente estudo busca identificar os desafios e perspectivas da população rural, quando procura os instrumentos e procedimentos de política de acesso e permanência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) como alternativa para a formação profissional para seus filhos. O grande impasse está em satisfazer aos anseios daqueles qu dependem de uma formação. No tocante ao ingresso, o IFRO realiza anualmente processo seletivo. Em 2011, em cumprimento ao Termo de Acordo e Metas firmado pelo MEC/IFS/2009, o qual reserva 50% das vagas dos cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos para filhos de agricultores (F.A). Contudo, pode constatar que, dos candidatos inscritos pelas vagas reservadas para filho de agricultor (F.A), apenas 60% efetuaram a matrícula. Inúmeros são os fatores determinantes dessa problemática: limitação das vagas de residências para estudantes do sexo masculino; falta de políticas afirmativas para atender estudantes do sexo feminino; falta de incentivos com bolsas de estudos aos estudantes provenientes de famílias agrícolas; falta de acessibilidade das famílias à vida escolar de seus filhos, considerando as longas distâncias dos familiares e amigos ao campus. Com base no esboço torna-se pertinente a análise desses fatores, tendo em vista a necessidade de se fazer uma investigação sobre as políticas afirmativas de atendimento aos filhos de agricultores. Para a realização desse trabalho torna-se necessário uma abordagem qualitativa e quantitativa, com enfoque no estudo de caso, instrumentalizado na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como base empírica o IFRO/Campus - Ariquemes.Downloads
Publicado
05/06/2014
Edição
Seção
Artigos
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