Consumo, identidade, trabalho e família: apontamentos para uma reflexão sobre as mudanças no capitalismo contemporâneo

Autores

  • Lígia Donoso Neli Mestranda em Educação. USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Marcos Acácio Neli Doutorando em Ciências Sociais. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-Graduação em Ciências Sociais. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2013.v7i1.6376

Palavras-chave:

Organização do Trabalho. Consumo. Família. Identidade.

Resumo

Este artigo procura discutir, em um primeiro momento as transformações ocorridas na produção e consumo de mercadorias e as formas de sociabilidade e identidade social e individual advindas destas mudanças.  Logo após buscaremos analisar as qualidades e habilidades desenvolvidas pelos indivíduos para a satisfação de suas necessidades e as formas de relacionamento interpessoal suscitadas por estas mudanças. Por fim, buscaremos compreender a questão da família e suas transformações históricas e as formas de relacionamento que esta adquire nesta nova reconfiguração do capital contemporâneo. Acreditamos que as mudanças nas formas de consumo e a construção da identidade podem ser apreendidas seguindo as pistas deixadas pelas mudanças na concepção e organização do trabalho e das relações sociais construídas a partir delas. Logo após, as análises se voltarão para a tentativa de compreensão da individualidade e os caminhos traçados isoladamente, que, em última instância, provocam os rearranjos sociais definidos posteriormente quando trataremos das mudanças na constituição da família. Neste item tentamos reconstruir o contexto histórico das configurações familiares e os rearranjos familiares suscitados pelas mudanças na organização do capitalismo contemporâneo, tendo em vista a compreensão das suas lógicas internas e de suas contradições inerentes.

Biografia do Autor

Lígia Donoso Neli, Mestranda em Educação. USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação. Ribeirão Preto – SP – Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação

Marcos Acácio Neli, Doutorando em Ciências Sociais. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-Graduação em Ciências Sociais. Araraquara – SP – Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Downloads

Publicado

05/06/2014

Edição

Seção

Artigos