O crescimento da agroindústria avícola e as alterações no trabalho familiar rural

Autores

  • Renan Araújo Universidade estadual do Paraná - Unespar/Paranavaí
  • Amanda Cristina Ribeiro Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - campus Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2014.v8i2.6913

Palavras-chave:

Trabalho Flexível, Agroindústria Avícola, Trabalho Familiar Rural.

Resumo

Neste artigo discutiremos a relação entre o processo de acumulação flexível e a reconfiguração das formas de sociabilidade no campo, processo imanente ao crescimento da agroindústria e a correlata disseminação do trabalho flexível no segmento avícola, sobretudo, em regiões onde coexistem grandes, médias e pequenas propriedades, tal qual a região noroeste do Estado do Paraná. Analisaremos a expansão do capital reestruturado patenteado nos contratos de parcerias e suas implicações nas novas formas de subsunção do trabalhador rural ao segmento do capital agroexportador, dinâmica acentuada com a disseminação de construtos ideológicos contidos na tese do empreendedorismo. Trata-se de um processo social responsável não só pela reconfiguração da identidade do trabalhador rural, mas no enfraquecimento do trabalho associativo/comunitário na medida em que a lógica interativa intrínseca a atividade laboral familiar rural, dilacera-se em face das novas emulações sociais impulsionadas pela busca da produtividade em escala sempre ampliada. Da mesma forma, evidencia-se por meio deste trabalho, que a dinâmica de desenvolvimento do capital contemporâneo combina formas recentes e pretéritas de exploração do trabalho no campo, da afirmação/disseminação mesmo das formas flexíveis de produção.

Biografia do Autor

Renan Araújo, Universidade estadual do Paraná - Unespar/Paranavaí

Doutor em Sociologia. Prof. vinculado ao Programa de Mestrado interdisciplinar “Sociedade e Desenvolvimento” da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campo Mourão e ao Programa de Mestrado “Interdisciplinar em Formação Docente”. Membro da Comissão Executiva da Rede  de Estudos do Trabalho - RET. Líder do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional”. Autor do livro “O novo perfil metalúrgico do ABC”. Editora Fecilcam, Campo Mourão, 2012. 

Amanda Cristina Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - campus Paranavaí

Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - campus Paranavaí)Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq: Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional  

Downloads

Publicado

18/12/2015