Da mercantilização da natureza à criação de mercadorias verdes
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2014.v8i2.6915Palavras-chave:
Sociedade e natureza, Ruralidades e meio ambiente, Mercadorias verdes, Mercantilização da natureza,Resumo
O objetivo deste artigo é discutir algumas das formas e sentidos da apropriação da natureza na moderna sociedade capitalista. Para tanto, está divido em duas partes, precedidas pela introdução. A primeira parte traça um esboço da gênese da mercantilização da natureza, com ênfase na transformação da terra em mercadoria e na dissociação homem-natureza, a partir de textos de Karl Marx, Rosa Luxemburgo, Karl Polanyi e Pierre Bourdieu. Na sequência, aponta-se como a emergência da questão ambiental possibilita a criação de novas mercadorias de apelo sustentável, com respaldo empírico em breves observações acerca do setor sucroenergético e do etanol brasileiro. Sugerimos, por fim, que as “mercadorias verdes” apelam para uma reaproximação sensitiva e epistemológica entre o homem e a natureza, no intuito de intensificar o processo de acumulação capitalista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial