A formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9740Palavras-chave:
Formação inicial docente. Pedagogia. Didática.Resumo
Este ensaio problematiza a articulação que deve existir entre a formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática, pois a pedagogia busca fundamentar as práticas docentes, os saberes pedagógicos que, como desdobramento, darão sentido à ação docente. As ideias aqui expostas pautam-se em pesquisas e ensaios que abordam a referida temática. Concluímos que importância dos saberes do campo pedagógico na formação docente, dentre eles os cursos de licenciatura, devem contribuir disponibilizando aos professores uma formação interligada aos conhecimentos desse campo, já que são de suma importância para o desenvolvimento profissional dos professores.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves.; RODRIGUES, Janine Marta Coelho.; ARAGÃO, Wilson Honorato. O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n.01, p. 215-226, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.1.2017.9534>. ISSN: 1519-9029.
ARAÚJO, Osmar Hélio.; RIBEIRO, Alves e Luís Távora Furtado. A didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.20, n.2, p. 501-513, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9533>. ISSN: 1519-9029.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. A formação docente didático-pedagógica a partir do olhar dos coordenadores pedagógicos. In: ANDRADE, Francisco Ari de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; CHAVES, Flávio Muniz (org.). Educação, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2016. pp. 223-232.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. Que raio de coordenador pedagógico sou eu? Tocável? Coordenador fórmula 1. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva (org.). Do Contexto literário à reflexão sobre a educação na contemporaneidade: a educação em mosaico. Curitiba: CRV, 2017. pp. 175-184.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do Ensino superior?Práxis Educacional, Vol. 9, No 15, 2013. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1947 >.Acesso em: 04 maio 2016.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender:por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf >. Acesso em: 03 maio 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?. São Paulo: Cortês, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed – São Paulo: Cortez, 2009.
PEREIRA, Júlio Emilio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. Campinas, SP: Cortez Editora: Autores Associados, 1991.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3º ed. - Petrópolis, RJ: vozes, 2007.
NÓVOA, Antônio. O futuro ainda demora muito tempo?, Lisboa: Educa, 2009.
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes. PIMENTA, Selma Garrido. É posível formar professores sem os sabres da pedagogia?: Uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, n. 3, mai.2015, p. 135-156. Disponível em: < http://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Amanda-Cristina-Teagno-Lopes-MARQUES-e-Selma-Garrido-PIMENTA.pdf >. Acesso em: 03 maio 2016.