Leitura, escola e o compromisso do professor: entre preocupações e provocações

Cícera Maria dos Santos, Cloves Santos de Moraes, Célia de Jesus Silva Magalhães

Resumo


Este trabalho discute a problemática que envolve o hábito da leitura na Educação Básica. Tem como objetivo discutir questões relacionadas às dificuldades de leitura bem como o papel da escola e dos professores na minimização do problema em questão. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, explicita o tema a partir do conceito de leitura e sua utilização no cotidiano do aluno. Faz referência as estratégias de ensino da leitura como condição essencial ao desenvolvimento da competência leitora. Enfatiza o papel da escola enquanto instituição responsável formalmente e parcialmente pelo aprendizado cognitivo do aluno nas diferentes áreas do conhecimento, primando pela proficiência leitora. Apresenta como saída ao problema detectado o estímulo por parte da escola e desempenho de seus profissionais, em criar situações em que o aluno aprecie a importância da leitura, bem como mostrar a importância da formação contínua dos professores, a reflexão e avaliação de suas práticas pedagógicas.


Palavras-chave


Leitura. Aprendizagem. Dificuldades de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Antonio Augusto et. al. Capacidades linguísticas da Alfabetização e a Avaliação. Coleção: Pró-Letramento. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância. Universidade federal de Minas Gerais, 2006.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1997.

COSTA, M. da G. Val. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE: Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1998.

GROSSI, Esther Pillar. Democracia: Sociedade onde todos aprendem. Porto Alegre, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010

SOLÉ, Isabel . Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VENTURELLI, Paulo César. Leitura: paixão do conhecimento. Revista Letras, n. 44, Curitiba: UFPR, p. 175-182. 1995.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9731



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.