E agora Lobato?

Conversas caídas do bico da pena durante o desenvolvimento profissional de professores mediadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16458

Palavras-chave:

Narrativas, Literatura, Pensamento social no Brasil, Estereótipos raciais, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz à sete professoras da Educação Básica da rede Estadual de Educação de Iporá/GO. Neste texto, discute-se momentos do desenvolvimento profissional das professoras em relação ao trabalho de mediação literária com os livros de Monteiro Lobato. A abordagem foi de natureza qualitativa, utilizando narrativas como ferramentas formativas e investigativas. O estudo revelou trajetórias marcadas por dificuldades, inseguranças, mas, acima de tudo, muita realização como educadoras e mediadoras literárias. São histórias que se assemelham a de tantas outras profissionais, que, quando vistas pela lente da pesquisa, revelam aspectos da subjetividade do professor e seus percursos profissionais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Aparecida Morais Terra Cunha, Rede Estadual de Educação de Goiás/Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (FECLIP) – Iporá – GO – Brasil

Mestrado em Educação da Universidade Federal de Jataí/GO.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – Goiás – Brasil

Professora dos cursos de licenciaturas, do Programa de Mestrado em Educação e Pesquisadora da Universidade Federal de Jataí/GO.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

CUNHA, A. P. A. M. T.; DOMINGUES, I. M. C. S. E agora Lobato? Conversas caídas do bico da pena durante o desenvolvimento profissional de professores mediadores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16458. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16458. Acesso em: 16 out. 2024.