E agora Lobato?
Conversas caídas do bico da pena durante o desenvolvimento profissional de professores mediadores
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16458Palavras-chave:
Narrativas, Literatura, Pensamento social no Brasil, Estereótipos raciais, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que deu voz à sete professoras da Educação Básica da rede Estadual de Educação de Iporá/GO. Neste texto, discute-se momentos do desenvolvimento profissional das professoras em relação ao trabalho de mediação literária com os livros de Monteiro Lobato. A abordagem foi de natureza qualitativa, utilizando narrativas como ferramentas formativas e investigativas. O estudo revelou trajetórias marcadas por dificuldades, inseguranças, mas, acima de tudo, muita realização como educadoras e mediadoras literárias. São histórias que se assemelham a de tantas outras profissionais, que, quando vistas pela lente da pesquisa, revelam aspectos da subjetividade do professor e seus percursos profissionais.
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