Leitura, escola e o compromisso do professor: entre preocupações e provocações

Autores

  • Cícera Maria dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Cloves Santos de Moraes Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Célia de Jesus Silva Magalhães Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9731

Palavras-chave:

Leitura. Aprendizagem. Dificuldades de leitura.

Resumo

Este trabalho discute a problemática que envolve o hábito da leitura na Educação Básica. Tem como objetivo discutir questões relacionadas às dificuldades de leitura bem como o papel da escola e dos professores na minimização do problema em questão. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, explicita o tema a partir do conceito de leitura e sua utilização no cotidiano do aluno. Faz referência as estratégias de ensino da leitura como condição essencial ao desenvolvimento da competência leitora. Enfatiza o papel da escola enquanto instituição responsável formalmente e parcialmente pelo aprendizado cognitivo do aluno nas diferentes áreas do conhecimento, primando pela proficiência leitora. Apresenta como saída ao problema detectado o estímulo por parte da escola e desempenho de seus profissionais, em criar situações em que o aluno aprecie a importância da leitura, bem como mostrar a importância da formação contínua dos professores, a reflexão e avaliação de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Maria dos Santos, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Cloves Santos de Moraes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) – VI semestre. Tem experiência como professor na educação básica. Atualmente, é bolsista PIBIC/URCA/FUNCAP, desde 2016, vinculado ao projeto de Iniciação Científica: Fios e desafios na formação pedagógica dos licenciandos do curso de letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus Missão Velha (CE) e do projeto de extensão: ESTÍMULO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA: construindo percursos de apropriação da linguagem científica escrita. Área de interesse: Didática e Pedagogia, trabalho docente e práticas pedagógicas, formação de professores.

Célia de Jesus Silva Magalhães, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (1986) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professor substituto da Universidade Regional do Cariri e diretora acadêmica - Unidade Missão Velha da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão escolar, disciplinas didáticas e pedagógicas, história oral, biografia de mulheres professoras (Gênero), Escola Normal. Projetos de Leitura e formação de leitores.

Referências

BATISTA, Antonio Augusto et. al. Capacidades linguísticas da Alfabetização e a Avaliação. Coleção: Pró-Letramento. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância. Universidade federal de Minas Gerais, 2006.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1997.

COSTA, M. da G. Val. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FREIRE: Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1998.

GROSSI, Esther Pillar. Democracia: Sociedade onde todos aprendem. Porto Alegre, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010

SOLÉ, Isabel . Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VENTURELLI, Paulo César. Leitura: paixão do conhecimento. Revista Letras, n. 44, Curitiba: UFPR, p. 175-182. 1995.

Downloads

Publicado

15/01/2017

Como Citar

DOS SANTOS, C. M.; DE MORAES, C. S.; MAGALHÃES, C. de J. S. Leitura, escola e o compromisso do professor: entre preocupações e provocações. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 248–258, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9731. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.