Políticas de formação para professores de língua estrangeira no estado do Ceará
O centro cearense de idiomas em foco
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17118Palavras-chave:
Formação docente, Políticas públicas, Práxis docente, Centro de idiomas do Ceará, Língua estrangeiraResumo
Este trabalho discute as políticas públicas que envolvem o processo de formação para os docentes de língua estrangeira no estado do Ceará, Brasil. De abordagem qualitativa, assentado no método da pesquisa-formação, teve como objetivo compreender os conflitos e as interações presentes no desenvolvimento da formação continuada de professores de língua estrangeira do Centro Cearense de Idiomas (CCI). Para tal estudo foram analisadas as características, os planos e as ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE) e pelo próprio CCI no que toca à formação continuada de seus docentes. Os resultados revelam que refletir a formação com os pares é uma boa perspectiva de encontro com a realidade; os docentes precisam de políticas públicas de formação que os ajudem a ressignificar seu percurso formativo e não obstáculos que já cercam a profissão docente de forma tão negativa e muitas vezes quase intransponíveis; o trabalho coletivo se apresentou como uma possibilidade para a superação dos desafios.
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