A educação intercultural como possibilidade em processos decoloniais na garantia dos direitos da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12370

Palavras-chave:

Pobreza infantil, Direitos humanos, Decolonialidade, Educação intercultural.

Resumo

Efeitos advindos dos processos coloniais perduram na violação de direitos e atuam na configuração da pobreza infantil no contexto da América Latina. Na discussão destacamos o par pobreza infantil e colonialismo, que ainda andam de mãos fortemente unidas, atuando na violação de direitos de provisão, proteção e participação da infância. Esse cenário que se reproduz com grande frequência em diversos países latino americanos está representado nas falas de meninas e adolescentes da Guatemala, ouvidas mediante entrevistas individuais. A garantia dos direitos da infância requer a superação dos efeitos dos processos coloniais, enraizados culturalmente. Nessa direção, a constituição de processos decoloniais via educação intercultural possibilita que a pobreza infantil na perspectiva multidimensional seja gradativamente superada.

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Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ana Maria Eyng, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora colaboradora no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho.

Bolsista Produtividade CNPq; Doutora em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona - UAB. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa, UFP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR.  

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

HENNERICH PACHECO, E. F.; EYNG, A. M. A educação intercultural como possibilidade em processos decoloniais na garantia dos direitos da infância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 110–124, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12370. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos