A formação docente: por uma prática educacional libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511

Palavras-chave:

Educação, Educação libertadora, Formação docente.

Resumo

A formação contínua e permanente dos docentes caracteriza-se como um espaço de reflexão, atualização, aprofundamento de saberes e práticas, interação com novos conhecimentos, desenvolvimento de experiências e ampliação de competências profissionais. Nesse contexto, insere-se o presente artigo, cujo objetivo é refletir sobre a formação docente para uma prática educacional libertadora a partir do pensamento freiriano. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, sendo esta última realizada através de um questionário com quatro professores que atuam nas escolas de ensino fundamental no município de Cruzeiro do Sul-Acre. Os resultados evidenciam que os professores abordam a necessidade da indissociabilidade entre teoria e prática nos cursos de formação, algo essencial para uma educação libertadora e crítica. Além disso, ressaltam que nas escolas não há espaço para discussões coletivas sobre problemas do cotidiano docente, residindo na formação continuada o momento para as trocas de experiências.

Biografia do Autor

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco – AC

Doutora em Educação (UFRN, 2014). Professora na Universidade Federal do Acre - UFAC, no Centro de Educação, Letras e Artes - CELA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009), especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Varzeagrandense de Educação (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre UFAC (2000). É professora nos Cursos de licenciaturas ministrando as disciplinas de Didática e Fundamentos da Educação Especial . Desenvolve pesquisas principalmente nas linhas de Formação Docente - inicial e continuada -, Educação Inclusiva, Representações Sociais

Adriana Ramos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco – AC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2011). Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Professora do curso de Pedagogia, cursos de Licenciatura e da Pós-graduação - Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Acre. Atua lecionando as disciplinas de Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia, Ensino de Ciências e Estagio Supervisionado. Desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes linhas: educação ambiental, ensino de ciências e formação e prática docente.

Joseane Lima Martins, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta I vinculada ao Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.Mestre em Letras pelo Programa de Pós Graduação Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, especialista em Educação Inclusiva e licenciada em História por esta mesma instituição. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter.  Coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal do Acre (NAI/UFAC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão na Educação Superior; Formação Docente para a Educação Especial Inclusiva; Acessibilidade no contexto Universitário. 

Referências

DALBERIO, Osvaldo; DALBERIO, Maria Cecília Borges. Metodologia científica: desafios e caminhos. São Paulo: Paulus, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. Atlas: São Paulo, 2011.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

COSTA, A. L. de O.; SANTOS, A. R.; MARTINS, J. L. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1193–1204, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.12511. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12511. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos