Criatividade: a habilidade necessária aos profissionais neste século

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14522

Palavras-chave:

Educação, Criatividade, Habilidade docente

Resumo

O momento atual da humanidade tem se caracterizado por inúmeras mudanças sociais, econômicas e políticas que se refletem na educação. Fruto desse processo, ela deve estar alinhada à nova ordem mundial sem, contudo, perder de vista as funções; reflexiva, cooperativa, comunicativa e criativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal discutir o conceito de criatividade e a sua relevância no desenvolvimento das habilidades fundamentais na formação de docentes, buscando transformá-los em sujeitos críticos e capazes de solucionar rapidamente os problemas enfrentados no mundo atual. Dessa feita, a formação de profissionais da educação deve desenvolver a capacidade criativa de modo que eles se tornem sujeitos ativos, no processo de transformação social. Trata-se de um estudo teórico que se propõe a oferecer algumas sugestões para a docência de modo a estimular, sobretudo na universidade, o processo criativo.

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Biografia do Autor

Maria Angela Barbato Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo – SP

Professora Titular no Departamento de Fundamentos da Educação e Coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar. Doutorado em Ciências da Comunicação (USP).

Neide de Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo – SP

Professora Titular no Departamento de Formação Docente, Gestão e Tecnologias, Presidente vitalícia da ABPp, Assessora Institucional na Rede Municipal de Ensino e Coordenadora Geral da Comissão de Regulamentação e Formação do Psicopedagogo no Brasil junto à ABPp. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

CARNEIRO, M. A. B.; NOFFS, N. de A. Criatividade: a habilidade necessária aos profissionais neste século. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2741–2755, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14522. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14522. Acesso em: 22 dez. 2024.