Guia instrucional para professores de física

O uso da ferramenta Padlet como estímulo aos estudos extraclasse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15865

Palavras-chave:

Física, Metodologias de ensino, Novas tecnologias

Resumo

Docentes capazes de reconhecer os benefícios que as tecnologias podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem conseguem atuar de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos, tanto em sala de aula quanto no estímulo aos estudos complementares. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento e análise de um produto educacional para professores de Física, com o objetivo de estimular os estudos extraclasse por meio da utilização da plataforma Padlet. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada com a participação de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Após a análise dos resultados, é possível sugerir que a utilização da plataforma digital, em associação com estratégias pedagógicas adequadas, pode auxiliar em um ensino mais dinâmico, promovendo a relação entre os conteúdos básicos curriculares, a realidade e as expectativas dos alunos, incentivando a construção do conhecimento de forma mais abrangente e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica dos Reis Mendes, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil

Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.

Dirceu Antônio Cordeiro Júnior, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações – MG – Brasil

Professor do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. Pós-doutorado em Biologia Celular (UFMG).

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, P. R. M. Análise das competências deficitárias nas disciplinas de língua portuguesa e matemática na terceira série do ensino médio. Anais do Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae/ES, Vitória, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/anpae-es/article/view/25119. Acesso em: 14 ago. 2020.

BARDIN, L. Análises de Conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1998.

BARTELLE, L. B.; BROILO NETO, G. A inserção das tecnologias nas metodologias de ensino. Horizontes, Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 280-297, jan./jun. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9717. Acesso em: 24 jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 25 mar. 2020.

BRASIL. Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF: Presidência da República, 2020c. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 15 abr. 2020.

CATALINA-GARCÍA, B.; LÓPEZ, A-Y. M. C.; PASTOR, E. M. Usos comunicativos de las nuevas tecnologías entre los menores: Percep-ción de sus profesores sobre oportunidades y riesgos digitales. Mediaciones Socia-les, v. 18, p. 43-57, out. 2019. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/MESO/article/view/64311. Acesso em: 23 jan. 2022.

CLEMENT, L.; CUSTÓDIO, J. F.; ALVES FILHO, J. P. Potencialidades do ensino por investigação para promoção da motivação autônoma na educação científica. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 101-129, maio 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170620. Acesso em: 09 out. 2021.

CONELHEIRO, L. G.; FERREIRA, I. C. O papel da tarefa escolar no processo de ensino e aprendizagem. In: PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR, 2012. v. 1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_fafipa_ped_artigo_luisa_gonzalez_conelheiro_de_souza.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

DEMO, P. Olhar do educador e novas tecnologias. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, maio/ago. 2011. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/190. Acesso em: 25 nov. 2021.

FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia (Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6325/1/PDF%20-%20Maria%20Jos%C3%A9%20Morais%20Abrantes%20Ferreira.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.; KANBACH, B. G. A relação com o saber profissional do professor de física e o fracasso da implementação de atividades experimentais no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 305-320, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/outubro_2012/artigos_fisica/v12_n3_a2007.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

LAI, J. W. M.; BOWER, M. How is the use of technology in education evaluated? A systematic review. Computers & Education, v. 133, p. 27-42, maio 2019.

MARTINS, D. S.; PAULINO, C. D. G. J. A concepção do gestor escolar sobre a implementação dos direitos fundamentais presentes no estatuto da criança e do adolescente (ECA) em escolas públicas de Maracajá, SC. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 5, n. 1, p. 119-140, 2021.

MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum: CBC Física. Belo Horizonte: SEE, 2007.

MOTA, K. M.; MACHADO, T. P. P.; CRISPIM, R. P. S. Padlet no contexto educacional: Uma experiência de formação tecnológica de professores. Revista Redin, Taquara, v. 6, n. 1, p. 1-8, out. 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/647. Acesso em: 13 jan. 2021.

PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1092-1105, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190/7521. Acesso em: 10 jun. 2022.

RABELO, B. H. Tecnologias digitais da informação e da comunicação e produção de textos dissertativo-argumentativos no ensino médio: Da sistematização de buscas ao desenvolvimento da criticidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguísticas - ILEEL, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20918. Acesso em: 21 jun. 2021.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

MENDES, J. dos R.; CORDEIRO JÚNIOR, D. A. Guia instrucional para professores de física: O uso da ferramenta Padlet como estímulo aos estudos extraclasse. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2758–2775, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15865. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15865. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.