Políticas públicas curriculares na formação do professor
Questões de diversidade na licenciatura em ciências humanas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17173Palavras-chave:
Formação inicial do professor, Políticas públicas, Proposta pedagógica curricularResumo
Este artigo tem como objetivo identificar possíveis contribuições das políticas curriculares a respeito das questões de gênero e diversidade sexual no desenho curricular da Licenciatura em Ciências Humanas ofertada por uma instituição de ensino superior federal, localizada na região metropolitana do estado de São Paulo. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar da formação inicial de professores, aqui denominados como alunos-mestres, com interface entre as teorias do currículo e a análise do discurso francesa. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como documental de abordagem qualitativa, partindo do princípio de que analisamos a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da referida licenciatura. As análises revelaram que os componentes curriculares que contemplam questões de gênero e diversidade em seu bojo ainda se encontram bastante embrionários, o que caracteriza uma política curricular em transição. Considera-se que esse seja um forte resquício de um currículo heteroformativo e fortemente tradicional, algo bastante latente nas políticas públicas brasileiras.
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