Análise da educação brasileira em face ao estudo da sexualidade

Marginalização da educação sexual na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15558

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação, Marginalização

Resumo

O presente trabalho visa analisar a marginalização da Educação Sexual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em face aos preceitos de educação, das políticas públicas existentes e dos princípios de cidadania existentes e garantidos aos cidadãos. Busca-se estudar as relações estabelecidas entre a BNCC e os currículos subnacionais, com políticas públicas aplicadas. As experiências escolares em Educação Sexual no Brasil datam de 1990 e, desde então, diversas pesquisas demonstram a precariedade na formação inicial e continuada quanto à formação, discussão e conhecimento acerca da Educação Sexual, desde a ausência de disciplinas, até a carência de discussão da sexualidade de forma ampla, tornando-se um tabu e razão para preconceito e ações de exclusão social. Nesse sentido, discutir, tornar possível o espaço disciplinar e extra disciplinar torna-se medida pública e social devida para a redução da marginalização e exclusão social ocasionada pela falta de conhecimento e acesso amplo à informação, destacando-se as ações públicas aplicáveis a educação e a sociedade.

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Biografia do Autor

Thiago Luiz Sartori, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Doutorando em Mudança Social e Participação Política.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

SARTORI, T. L. Análise da educação brasileira em face ao estudo da sexualidade: Marginalização da educação sexual na BNCC. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.15558. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15558. Acesso em: 19 mar. 2024.