Práticas de letramentos vernaculares em língua inglesa: a práxis na aprendizagem além do currículo formal da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12719

Palavras-chave:

Práticas de letramentos vernaculares, Letramentos acadêmicos, Língua inglesa, Tecnologias digitais.

Resumo

As práticas de letramentos vernaculares em língua inglesa têm se tornado temática de pesquisa a partir do crescente uso de tecnologias digitais (TD) nos contextos formais e informais de aprendizagem. Este artigo objetiva analisar práticas de letramentos vernaculares adotadas por licenciandas de um curso de Letras, no que se refere aos letramentos em língua inglesa. Para tanto, adota-se a perspectiva etnográfica, com abordagem qualitativa e a amostra constitui-se por três licenciandas de uma universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, as quais participaram de uma entrevista semiestruturada acerca do tema. A partir de técnicas de análise de conteúdo foram criadas oito categorias de análise que permitiram constatar, a partir dos depoimentos das entrevistadas, que o uso das TD é importante para a aprendizagem da língua inglesa, tanto no que se refere ao seu uso cotidiano quanto em suas práticas pedagógicas. Por fim, os dados indicam que práticas de letramentos vernaculares ressignificam a elaboração de planejamento pedagógico, a ação docente e, consequentemente a práxis na aprendizagem da língua inglesa para além do currículo formal da universidade.

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Biografia do Autor

Caique Fernando Fistarol, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Blumenau, SC – Brasil. Coordenador Curricular de Línguas Estrangeiras do Ensino Fundamental.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – Santa Catarina – Brasil. Vice coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Professora no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da FURB. Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

FISTAROL, C. F.; FISCHER, A.; BAILER, C. Práticas de letramentos vernaculares em língua inglesa: a práxis na aprendizagem além do currículo formal da universidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2358–2376, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12719. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12719. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos