O papel da parceria global para a educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP

Rui da Silva

Resumo


A educação é escolhida como uma prioridade por organizações governamentais e não-governamentais, porque é identificada como um direito humano, mas também como uma estratégia importante para combater a pobreza e promover o crescimento económico. Neste âmbito, a Parceria Global para a Educação é um novo ator que desempenha atualmente um papel importante no financiamento dos sistemas educativos do Sul global. Para tal, estes países tiveram de submeter Planos Setoriais da Educação e satisfazer um certo número de requisitos.

Tendo estes pressupostos em mente, o presente artigo pretende inferir em que medida os referentes da globalização na educação estão presentes nos Planos Setoriais da Educação de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, comparando as suas diferenças e os pontos em comum. Para tal, recorre-se a um corpus documental, para a realização de análise de conteúdo de dados invocados de forma a colocar em evidência o conteúdo manifesto.


Palavras-chave


PALOP; Globalização; Políticas educativas.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12010



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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