O papel da parceria global para a educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12010

Palavras-chave:

PALOP, Globalização, Políticas educativas.

Resumo

A educação é escolhida como uma prioridade por organizações governamentais e não-governamentais, porque é identificada como um direito humano, mas também como uma estratégia importante para combater a pobreza e promover o crescimento económico. Neste âmbito, a Parceria Global para a Educação é um novo ator que desempenha atualmente um papel importante no financiamento dos sistemas educativos do Sul global. Para tal, estes países tiveram de submeter Planos Setoriais da Educação e satisfazer um certo número de requisitos.

Tendo estes pressupostos em mente, o presente artigo pretende inferir em que medida os referentes da globalização na educação estão presentes nos Planos Setoriais da Educação de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, comparando as suas diferenças e os pontos em comum. Para tal, recorre-se a um corpus documental, para a realização de análise de conteúdo de dados invocados de forma a colocar em evidência o conteúdo manifesto.

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Biografia do Autor

Rui da Silva, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto – (CEAUP)

Investigador  do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto – (CEAUP), Portugal. Doutor em Estudos Curriculares  pela  Fundação de Ciência Portuguesa. Mestre em Estudos curricularesicenciatura em Educação Física e Ensino Básico com doutoramento em estudos curriculares  pela  Fundação de Ciência Portuguesa, mestrado em estudos curriculares. Licenciado em Educação Física e Ensino Básico.

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Publicado

02/12/2018

Como Citar

SILVA, R. da. O papel da parceria global para a educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1258–1275, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12010. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos