O papel da parceria global para a educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12010

Palavras-chave:

PALOP, Globalização, Políticas educativas.

Resumo

A educação é escolhida como uma prioridade por organizações governamentais e não-governamentais, porque é identificada como um direito humano, mas também como uma estratégia importante para combater a pobreza e promover o crescimento económico. Neste âmbito, a Parceria Global para a Educação é um novo ator que desempenha atualmente um papel importante no financiamento dos sistemas educativos do Sul global. Para tal, estes países tiveram de submeter Planos Setoriais da Educação e satisfazer um certo número de requisitos.

Tendo estes pressupostos em mente, o presente artigo pretende inferir em que medida os referentes da globalização na educação estão presentes nos Planos Setoriais da Educação de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, comparando as suas diferenças e os pontos em comum. Para tal, recorre-se a um corpus documental, para a realização de análise de conteúdo de dados invocados de forma a colocar em evidência o conteúdo manifesto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui da Silva, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto – (CEAUP)

Investigador  do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto – (CEAUP), Portugal. Doutor em Estudos Curriculares  pela  Fundação de Ciência Portuguesa. Mestre em Estudos curricularesicenciatura em Educação Física e Ensino Básico com doutoramento em estudos curriculares  pela  Fundação de Ciência Portuguesa, mestrado em estudos curriculares. Licenciado em Educação Física e Ensino Básico.

Referências

BALL, S. J. Global education inc: new policy networks and the neo-liberal imaginary. Londres: Routledge, 169 p., 2012.

BANCO MUNDIAL. World Development Report 2018: Learning to Realize Education’s Promise. Washington: Banco Mundial, 240 p., 2018.

CARSON, T. R. Re-thinking Curriculum Change from the Place of the Teacher. In: ROPO, E. e AUTIO, T. (Org.). International conversations on curriculum studies: subject, society and curriculum. Roterdão: Sense Publishers, p. 213-224, 2009.

CROSSLEY, M. Cross-cultural issues, small states and research: capacity building in Belize. International Journal of Educational Development, v. 21, n. 3, p. 217-229, 2001.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "Cultura Educacional Mundial Comum" ou localizando uma "Agenda Globalmente Estruturada para a Educação"? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, p. 423-460, 2004.

GEORGE, J.; LEWIS, T. Exploring the global/local boundary in education in developing countries: the case of the Caribbean. Compare: A Journal of Comparative and International Education, v. 41, n. 6, p. 721-734, 2011.

HARBER, C. Education and international development: theory, practice and issues. Oxford: Sympsium Books, 272 p., 2014.

HÄRMÄ, J. Is there a private schooling market in poor neighbourhoods in Maputo, Mozambique? Exploring the role of the non-state education sector. Oxford Review of Education, v. 42, n. 5, p. 511-527, 2016.

LEWIN, K. M. The Limits to Growth of Non-government Private Schooling in Sub-Saharan Africa. In: SRIVASTAVA, P. e WALFORD, G. (Org.). Private schooling in less economically developed countries: Asian and African perspectives. Oxford: Symposium Books, 41-63 p., 2007.

PACHECO, J. A. Whole, bright, deep with understanding: life story and politics of curriculum studies: in-between William Pinar and Ivor Goodson. Roterdão: Sense Publishers, 169 p., 2009.

ROBERTSON, S. L. Researching Global Education Policy: Angles In/Oun/Out... In: VERGER, A.;NOVELLI, M., et al. (Org.). Global education policy and international development: New agendas, issues and policies. Londres: Bloomsbury Academic, 33-51 p., 2012.

SRIVASTAVA, P. Low-fee Private Schooling: issues and evidence. In: SRIVASTAVA, P. (Org.). Low-fee private schooling: Aggravating equity or mediating disadvantage? Oxford: Symposium Books, 7-35p., 2013.

STEINER-KHAMSI, G. Understanding policy borrowing and lending. Building comparative policy studies. In: STEINER-KHAMSI, G. e WALDOW, F. (Org.). World yearbook of education 2012. Policy borrowing and lending in education. Londres: Routledge, 5-17 p., 2012.

VERGER, A.; FONTDEVILA, C.; ZANCAJO, A. The privatization of education: a political economy of global education reform. Nova York: Teachers College Press, 224 p., 2016.

VERGER, A.; NOVELLI, M.; ALTINYELKEN, H. K. Global education policy and international development: an introductory framework. In: VERGER, A.;NOVELLI, M., et al (Org.). Global education policy and international development: New agendas, issues and policies. Londres: Bloomsbury Academic, 3-31 p., 2012.

WALFORD, G.; SRIVASTAVA, P. Examining Private Schooling in Less Economically Developed Countries: Key issues and new evidence. In: SRIVASTAVA, P. e WALFORD, G. (Org.). Private Schooling in Less Economically Developed Countries: Asian and African perspectives. Oxford: Symposium Books, 7-14 p., 2007.

WILLIAMS, L. Globalisation of Education Policy: Its Effects on Developing Countries. In: ZAJDA, J. e RUST, V. (Org.). Globalisation, policy and comparative research. Discourses of globalization: Springer Netherlands, 77-92 p., 2009.

Downloads

Publicado

02/12/2018

Como Citar

SILVA, R. da. O papel da parceria global para a educação na promoção dos referentes da globalização nos planos setoriais da educação dos PALOP. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1258–1275, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22iesp3.12010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12010. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos