Efeito do Curso cuidando do cuidador na autoestima e estresse

Autores

  • Graça Martini Coordenadora e Intervisora doPolo Formador CAIFCOM-PR - Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade. Psicopedagoga daSecretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Londrina. Londrina – PR
  • Ana Lúcia de Moraes Horta UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Enfermagem. São Paulo – SP

Palavras-chave:

Autocuidado, Autoestima, Estresse psicológico, Terapia,

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do curso Cuidando do Cuidador sobre a autoestima e o estresse. Foram avaliados 26 participantes por meio da aplicação da Escala de autoestima de Rosemberg e Escala de Percepção de Estresse antes e após a realização do curso. Para comparação antes e depois dos desfechos foram utilizados os testes para amostras dependentes e o teste de Wilcoxon, para se avaliar a associação foi utilizado um X2rxc e ainda, foi realizada uma correlação de Spearman. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes demonstrando a melhora destes desfechos após a realização do curso. Ainda, há uma correlação moderada entre a mudança da autoestima e estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

MARTINI, G.; HORTA, A. L. de M. Efeito do Curso cuidando do cuidador na autoestima e estresse. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 11, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9169. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.